domingo, 23 de junho de 2024

«Notícia» - Moimenta da Beira celebra padroeiro de forma “digna, composta e preenchida”

As festas sanjoaninas de Moimenta da Beira destacam-se pelo seu calendário diversificado, tendo ao longo do fim-de-semana várias atividades, de cariz cultural, musical, desportivo e religioso. Um programa que, segundo o presidente da câmara municipal, Paulo Figueiredo, permite assinalar esta importante data de forma. “É um dia muito importante para nós. É feriado municipal, e portanto, contamos com a envolvência de toda a comunidade”, afirmou o autarca ao Diário de Viseu. E porque é dia de festa, o município aproveita para deixar algumas marcas, nomeadamente com a inauguração de alguns projetos que vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias, e do presidente da CCDR Norte, António Cunha.

“Vamos inaugurar alguns projetos que fomos realizando ao longo de dois anos e meio, que também vão, eu diria, embelezar estas festas de São João”, conclui o autarca. 

Mas vamos ao programa pensado para agradar a todos, residentes e visitantes. Hoje, as celebrações arrancam pelas 21h30, em frente a câmara municipal, com Nuno Nunes em palco. Em seguida, sobe ao palco a dupla Nemanus e após o concerto, atuam os DJ’s Pedro Costa e Igor Guimarães. Amanhã, no âmbito do Torneio Municipal Internacional de Andebol de São João, a seleção masculina Sub-20 de Andebol joga contra a seleção da Hungria, pelas 16h00, no Pavilhão Municipal. Pelas 21h30, saem à rua as nove marchas, Arrabalde, Tabolado, Vila da Rua, Alvite, Peva/Segões, Arcozelos, Cabaços e Leomil, por esta ordem, num percurso que terá início no quartel dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, terminando em frente a câmara municipal. A noite de sábado, que é na opinião do presidente da autarquia, “um dos pontos altos” das festas de São João, encerra com as atuações da dupla de DJ’s Pratas e de DJ Ricky Nunes. O domingo começa com a Rota Terras do Demo, organizada pelo Clube de Cicloturismo Pedaladas. 

E, pelas 14h00, tem início o Dia das Freguesias, que engloba um festival de sopas e animação musical com o grupo de Cantares do Município, Unise BombArcas, Grupo de Concertinas e Popular’te. Neste dia, cada localidade mostrará um pouco da sua identidade territorial, através da sua gastronomia e atividades diversas, permitindo aos visitantes conhecer as suas particularidades. 

A noite será marcada pelo arraial, que contará com a atuação dos grupos Impakto e Inseparáveis, culminando num espetáculo de pirotecnia. Finalmente, no dia 24, Dia de São João, padroeiro do município, o programa das festividades começa com a celebração de uma missa em honra do santo. 

Ao final do dia, pelas 18h30, começa a procissão, que sai da paróquia de Moimenta da Beira, e que, segundo o autarca, promete ser “muito digna, composta e preenchida” de devoção e cor. Os festejos serão “fechados com chave de ouro”, pelo baile que se realiza pelas 22h00, em frente a câmara municipal, com animação do grupo musical Albatroz. 

Paulo Figueiredo afirma que o concelho é “bastante efusivo” no que toca a este tipo de celebrações, pois é nítida a dedicação da comunidade na realização das mesmas. As festas são uma organização da Associação de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, com o apoio da câmara municipal.
Fonte: diarioviseu.pt

Sem comentários: