domingo, 15 de março de 2009

Autarquicas 2009, os bastidores

Faltam sete meses para se realizarem as eleições autárquicas no nosso país. São muitos dias, mas, a partir de agora, todo o tempo é pouco para encontrar candidatos, fechar listas e convencer o eleitorado através da apresentação dos seus projectos para cada concelho ou cada freguesia.

Em Viseu, já é possível apresentar um quadro quase definido para as autárquicas. Entre assédios, desistências, e trocas de cor partidária, tudo aponta para que não haja muitas mudanças no quadro autárquico do distrito, em Outubro. Dos actuais presidentes de câmara dos 24 concelhos, 20 do PSD (quatro coligações com o CDS-PP) e quatro do PS, apenas o autarca de Moimenta da Beira ainda não confirmou ao partido se vai recandidatar-se, apesar das pressões do PSD serem muitas, sabendo que lhes pode complicar a vitória. O PSD tem elevadas expectativas em conquistar a Câmara de Tarouca ao Partido Socialista, mas há receios em Castro Daire e Mangualde, sabendo que Soares Marques está numa posição fragilizada. Algumas vozes do partido alertam a confusão gerada dentro da concelhia de Castro Daire que "pode levar por água abaixo o trabalho de Eulália Teixeira".

Com este cenário, o PSD deverá continuar a dominar o poder autárquico no distrito. O social-democrata José Esteves Correia, deputado na Assembleia Municipal de Viseu e um conhecedor profundo dos bastidores destes actos eleitorais, admite que serão mais quatro anos em que muito pouca coisa vai mudar, apenas tem "dúvidas em dois ou três concelhos" no que toca ao seu partido, embora não concretize. Um cenário que não lhe agrada é o seguinte: "Neste momento, o domínio PSD está a prejudicar o distrito, por culpa do dr. José Junqueiro (líder da Federação do PS Viseu)".

A mesma opinião tem o socialista, ex-presidente da Câmara de Lamego, José António Santos. "O distrito só tinha a ganhar com um maior equilíbrio a nível autárquico e não há câmaras que não sejam conquistáveis", reforça. O centrista, António José Coelho, ex-coordenador autárquico do CDS-PP admite "uma ou outra mudança de titularidade, motivada por desgastes".

A presidir nesta altura a quatro autarquias (Resende, Cinfães, Tarouca e Mortágua), o Partido Socialista tem praticamente fechado o processo dos cabeças de lista às 24 Câmaras de Viseu. Estão por concluir os processos em Penalva do Castelo, Penedono, Sernancelhe e S. Pedro do Sul, onde o PS terá convidado o filho do antigo presidente, Bandeira Pinho, mas o convite foi recusado. O coordenador da Sub-região de Saúde de Viseu, José Carlos Almeida é um nome de quem se fala, assim como o regresso de Bandeira Pinho. No entanto, uma fonte próxima confirma o convite, garante que Bandeira Pinho está a dar todo o apoio no processo "mas não será candidato".

Nos bastidores do PS sentem-se as expectativas elevadas para vitórias em Castro Daire e Mangualde, a par das autarquias conquistadas em 2005. O ex-vereador do PS na Câmara de Viseu, Joaquim Alexandre comenta que "o PS tem condições e a obrigação de chegar às oito câmaras que tinha antes das eleições de 2005, já que o partido hegemónico no distrito, o PSD, está em péssima forma". Outras vozes mais críticas apontam que o PS "podia ter outro resultado se fizesse uma outra aposta", acusando a liderança de falta de estratégia em alguns concelhos a Norte.

Com o "objectivo de concorrer sozinho ao maior número de municípios", Hélder Amaral adianta que no CDS-PP "há muitos processos por fechar", mas o partido "está no bom caminho" e com algumas "candidaturas ganhadoras". Deixa de fora Penedono e S. João da Pesqueira, assegura as coligações em Penalva do Castelo e Nelas e diz que "está tudo em aberto" nas restantes de 2005.

Fechada no segredo da coligação, está a CDU. Apresentou na terça-feira, dia 10, a comissão coordenadora distrital de Viseu que vai levar por diante um ano impar em actos eleitorais, mas, sobre as autárquicas, reservapara mais tarde o anúncio de candidaturas, de acordo com as palavras do coordenador da DORV, João Abreu. Para Viseu, o dirigente apenas adianta que o cabeça de lista "nunca foi candidato": "Vamos surpreender". Para já, os comunistas foram buscar o presidente da Assembleia de Freguesia de Couto de Baixo, eleito pelo PS em 2005, Manuel Loureiro.

Nesta altura ainda não são conhecidas listas do Bloco de Esquerda às eleições autárquicos para o distrito de Viseu. Há quatro anos conquistou um lugar de deputado na Assembleia Municipal de Viseu, ocupado pela coordenadora distrital, Graça Pinto.

Fonte:JornaldoCentro

2 comentários:

Rocitan disse...

Em Moimenta qualquer pessoa afecto ao PSD ganha as eleições municipais.Basta que a assistente social, que é afecta ao partido democrata local, continue a trabalhar em prol do PSD.Não estou a colocar em causa as virtudes e/ou defeitos no aparelho partidário laranja em levar ou não a bom porto os destinos do concelho.
Embora legitimo estas situações deviam acabar.Não se podem tirar dividendos de lugares que se ocupam

Alex disse...

Pois Rocitan...apresentas um belo exemplo de corporativismo,é assim que a máquina vai funcionando