sexta-feira, 2 de julho de 2010

«Agricultura» - PSD defende apoio aos agricultores da Moimenta da Beira

Sociais-democratas visitaram as explorações atingidas pela intempérie e querem que o Governo apoie os agricultores afectados.

Os deputados do PSD, eleitos pelo Distrito de Viseu, querem saber se “é intenção do Governo accionar, de imediato, todos os mecanismos ao seu alcance no sentido de apurar os prejuízos decorrentes” da intempérie que afectou a Moimenta da Beira, “de forma a disponibilizar um apoio financeiro de emergência a todos os agricultores afectados”. Em pergunta entregue na Assembleia da República, endereçada ao Ministro da Agricultura, os sociais-democratas questionam ainda “para quando as alterações anunciadas e há muito reclamadas pelo sector agrícola ao quadro legal para o sistema de seguros agrícola capaz de fazer face a uma nova realidade a que o nosso país se vê exposto resultante das alterações climáticas, para futuras ocorrências”.

Segundo os deputados “o granizo que caiu, ao final da tarde do dia 18, em Moimenta da Beira destruiu todas as culturas que se constituem como meio de sobrevivência à população das freguesias afectadas, nomeadamente, Arcas, Leomil, Paraduça, Sever e Sarzedo”.

Após visita ao local, os deputados do PSD constataram “o desespero e a desolação dos agricultores, perante o cenário de destruição do seu principal meio de sobrevivência, que considerando o alcance da devastação, é muito provável que até a próxima colheita venha a ser afectada”. “Os agricultores cuja situação de fragilidade financeira já se verificava à data da ocorrência desta calamidade, afirmam que não poderão suportar mais um ano de custos de produção considerando que os pomares têm que continuar a ser tratados com a mesma regularidade, mesmo com o fruto destruído. Sem a receita proveniente desta colheita destruída não poderão continuar a actividade na próxima época, implicando o abandono das terras contribuindo, assim, para o aumento de desemprego já tão elevado nesta região e consequente desertificação”, alertam os sociais-democratas.

Os deputados concluem o seu documento lembrando que, “em circunstâncias semelhantes, o Governo, através do programa PRODER, concedeu apoios à recuperação do potencial produtivo das explorações que tenham sido afectadas por intempéries”.
Fonte: www.psd.parlamento.pt

Sem comentários: