sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

«Notícia» - CIM Douro entrega petição sobre Linha do Douro

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que envolve vários concelhos do norte do distrito de Viseu como Lamego, Sernancelhe, Penedono, Armamar, Tabuaço, Moimenta da Beira, Tarouca e S. João da Pesqueira, entregou esta quinta-feira (9 de janeiro) ao Parlamento uma petição em defesa da requalificação completa e reabertura da Linha do Douro.

O abaixo-assinado foi subscrito por mais de 13.500 pessoas, superando o objetivo inicial das quatro mil assinaturas necessárias para que a petição fosse discutida na Assembleia da República.

Segundo a CIM Douro, liderada pelo autarca sernancelhense Carlos Santiago, a Linha Ferroviária do Douro tem uma importância estratégica nacional sustentada pela “sua relevância no contexto da classificação do Douro como Património Mundial pela UNESCO”, pelo “contributo direto para a dinamização da economia e consequente fixação de população” e pela “garantia de maior atividade turística e a promoção de uma vertente transfronteiriça que interessa a Portugal, Espanha e à Europa”.

Apesar disso, o Governo não incluiu a Linha do Douro nos projetos do Programa Nacional de Investimentos 2030.

Por seu turno, a CIM Douro e as entidades Liga dos Amigos do Douro Património Mundial e Fundação Museu do Douro sustentam que a Linha do Douro é essencial para a economia e o turismo regionais. O texto da petição lembra mesmo que “a requalificação da Linha do Douro poderá ser vetor fundamental no turismo na região por ligar quatro patrimónios da Humanidade: o Porto, o Alto Douro Vinhateiro, Foz Côa e Salamanca”.

Fonte: jornaldocentro.pt

Sem comentários: