«Religião» - D. António Couto é o novo bispo de Lamego
Era desde 2007 bispo auxiliar de Braga
D. António Couto, de 59 anos, foi nomeado novo bispo da diocese de Lamego, substituindo D. Jacinto Botelho, que resignou no ano passado, anunciou este sábado a Agência Ecclesia.
De acordo com a Lusa, António Couto é natural de Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses, e era, desde 2007, bispo auxiliar de Braga.
Em 1963 entrou no Seminário de Tomar, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas (hoje Sociedade Missionária da Boa Nova), tendo recebido a ordenação sacerdotal em 1980.
Depois de ter estado no Seminário de Tomar e sido professor na Escola de Santa Maria do Olival (na mesma cidade), em 1982 fez o curso de Capelães Militares e foi nomeado capelão militar do Batalhão de Serviço de Material do Entroncamento, e, pouco depois, também da Escola Prática de Engenharia, de Tancos.
Depois disso, transferiu-se para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana e, em 1986, conseguiu a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Passados três anos obteve o doutoramento, depois de ter estado cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.
Após uma passagem, no ano lectivo de 1989-1990, pelo Seminário Maior de Luanda, onde foi professor, regressou a Portugal, tendo sido colocado no Seminário da Boa Nova, de Valadares, com o encargo da formação dos estudantes de teologia.
Desde 1990 que o novo bispo de Lamego é professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
Entre 1996 e 2002, foi reitor do Seminário da Boa Nova e, entre 1999 e 2002, também vigário geral da Sociedade Missionária da Boa Nova. Em 2002, foi eleito Superior Geral da mesma sociedade, um cargo que ocupou até à sua ordenação episcopal, em 23 de Setembro de 2007.
Integra a Sociedade Missionária da Boa Nova sacerdotes diocesanos e leigos que se consagram à evangelização, nomeadamente em Moçambique, Angola, Brasil, Zâmbia e Japão.
Em 2004, o papa João Paulo II tinha nomeado António Couto membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.
O novo bispo de Lamego é colaborador do Programa ECCLESIA, da RTP 2, tendo colaborado regularmente desde 2003, na sua qualidade de biblista.
É também autor de várias obras, a primeira das quais o livro de poemas «Até um dia» (1987), e de artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas.
A sua presença é também habitual na Internet, no site www.boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia.
O anterior bispo, D. Jacinto Botelho, que completou 75 anos em Setembro do ano passado, tinha sido nomeado para a diocese de Lamego em 2000.
Fonte: TVI24.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário