Celebrou-se esta quinta-feira, 07 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos. Uma efeméride realizada pela Rede Portuguesa de Moinhos e que pretende chamar à atenção dos portugueses para o «inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a incentivar os proprietários de moinhos e entidades privadas a investirem neste setor turístico que apresenta enormes potencialidades».
No âmbito deste dia, a Autarquia de Moimenta da Beira partilha algumas curiosidades sobre o moinho e o moleiro Augusto Ferreira, natural de Ariz: Herdou três moinhos dos pais quando regressou da guerra; em tempos, todos moíam dia e noite; dos três, apenas um se encontra a funcionar; é conhecedor de todos os engenhos do moinho, peça por peça; basta-lhe olhar para a mó a girar para perceber se a água que passa é suficiente; o trabalho era tanto que se gastava uma mó em dez anos, agora, e passados quase trinta anos, nem cinco centímetros gastou; por opção, ainda hoje vive na casa por cima do moinho.
O Município moimentense promete voltar a outras curiosidades de outros moinhos do concelho, nas efemérides dos anos seguintes.
Fonte: ViseuNow
Sem comentários:
Enviar um comentário