Dezoito refugiados da Ucrânia chegaram nos últimos dias ao concelho de Moimenta da Beira, anunciou esta sexta-feira (8 de abril) a autarquia local.
Segundo a Câmara, os refugiados incluem “crianças, adolescentes, mulheres e homens” que foram recebidos hoje numa sessão de boas-vindas nos paços do concelho. Estão agora alojados provisoriamente em três locais do concelho.
A autarquia diz que “já está a tratar dos processos de integração plena na sociedade, designadamente de alojamento definitivo, acesso à saúde, à educação e ao trabalho”.
“Queremos muito que se sintam bem entre nós”, disse o presidente da autarquia, Paulo Figueiredo, que prometeu aos ucranianos que o município vai “saber acolher bem, encontrando as melhores condições de habitação, trabalho e educação”.
O autarca sublinhou ainda que, “embora de culturas distintas e nascidos em países diferentes, longe um do outro, comungamos dos mesmos valores da fraternidade e solidariedade”.
O concelho aderiu recentemente à campanha de recolha de bens organizada pela CIM Douro, tendo entregue 28 paletes de bens recolhidos pela população da vila para ajudar o povo ucraniano.
Ao todo, foram recolhidos bens alimentares não perecíveis e roupa quente para bebés, crianças e adultos, bem como medicamentos e produtos de primeira necessidade, cobertores, edredons e produtos de higiene pessoal, entre outros bens.
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário