terça-feira, 15 de julho de 2008

Governo lança via pedida há 20 anos.

Viseu e Sátão vão ser ligadas por uma nova estrada, com perfil de auto-estrada, que era reclamada há mais de 20 anos. Vai custar 21 milhões de euros, sendo a obra mais cara de um "pacote" de 50 milhões que o Governo anuncia.

Uma estrada com características de auto-estrada, vai ligar Sátão a Viseu e o actual traçado da EN 229, entre os dois concelhos vizinhos, será beneficiado.

O estudo prévio da nova via rápida, reclamada por autarcas e populações, há mais de duas décadas, está a ser elaborado. É um corredor novo, de 15 quilómetros, que vai custar 21 milhões de euros. Terá início em Pereiro, junto à variante Sátão/Vila Nova de Paiva, e desembocará na A25, na zona do Caçador (Viseu), na curva conhecida pela "bossa do camelo". Já a beneficiação da EN229 vai custar 7,8 milhões de euros.

O anúncio foi feito, ontem, pelo deputado socialista José Junqueiro. "É a concretização das promessas do primeiro-ministro, José Sócrates, na reunião que realizou, a 29 de Março passado, com todos os presidentes de câmara do distrito ", lembrou Junqueiro.

A nova obra é aplaudida, também, pelo autarca de Sátão, "porque se trata de algo que nós e as populações reivindicávamos há muitos anos", afirma Alexandre Alves, eleito pelo PSD. "É fundamental para o desenvolvimento do Sátão, mas também ganham os concelhos do norte do distrito, comoVila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Sernancelhe. A ligação de Sátão a Viseu poderá ser feita em 10 minutos, contra os actuais 45, pela EN229, cheia de curvas e piso em péssimo estado", sublinha Alexandre Vaz. O pacote de obras, anunciado por José Junqueiro, inclui, também, a construção da EN230, entre Tondela e Carregal do Sal, passando Santa Comba Dão, com 11 quilómetros e custo estimado de 13,6 milhões de euros. E a variante a Vila Nova de Paiva, entre as EN323 e 329, quatro quilómetros que custarão 8 milhões de euros. FONTE: Jornal de Notícias

11 comentários:

Hugo Santos disse...

É caso pra dizer ALELUIA...

Vamos ver é se não voltam atrás depois das eleições.

Depois So fica a faltar a ligação da Variante de Vila Nova até ao cruzamento de Segões.

Anónimo disse...

Eu só acredito quando começarem as obras! Se for para ser feita só no papel mais vale estarem calados.
Não li nem data de inicio nem fim.
Deve ser mais uma "promessa" pré-eleições.

João PM Dias disse...

Boa Notícia!

Vai ser uma grande ajuda para todos. Para além de diminuir o tempo de percurso, vamos poder ter uma condução com muito maior segurança e qualidade.

E como diz o Hugo, só fica a faltar a variante VNPaiva - Moimenta da Beira (até ao cruz. de segões).

abraço,
joaomd

João PM Dias disse...

E o IC26?
"É para o boneco?"

Hugo Santos disse...

Uiii

Isso so daqui a muitos anos. Não adianta pensar nisso pra já. Temos de ser realistas, podemos é continuar a sonhar.
Não é "disistir", é apenas ser realista, infelizmente...

Se o projecto não arrancou este ano, pelo menos até agora, numa altura de grandes investimentos nas rodovias, podemos "arrumar as armas" e lutar só daqui a vários anos. Não há dinheiro pra tudo...é pena.

Abraço

Anónimo disse...

Só fica a faltar uma boa ligação Mta Beira - V.N.Paiva.Penso que podiam aproveitar a actual desviando das aldeias,já não era mau!

Hugo Santos disse...

Vem hoje no JN que a Estrada prevista é a variante de vila nova de paiva com 4 KM, ou seja, é a continuação da actual variante de Sátão/VN Paiva até ao cruzamento de segões (Entrada no concelho de Moimenta)

João PM Dias disse...

Boas,

O JN diz que vai ser feita essa variante em que data?

abraço,
joaomd

João PM Dias disse...

Já li!!

""Ruas desconfia da nova via Viseu-Sátão

"Espero para ver", disse o presidente da Câmara de Viseu, em resposta a Junqueiro, o deput ado do PS que anunciou a estrada. Ruas também não gostou que o Governo, em vez da grande remodelação da EN229, optasse por fazer uma miniobra.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, respondeu com um pé atrás ao anúncio da construção da nova via alternativa à Estrada Nacional (EN) 229, com perfil de auto-estrada, entre Viseu e Sátão, feito há três dias pelo deputado socialista José Junqueiro.

"Espero para ver", disse ontem o autarca, pondo em causa a palavra do deputado do PS. "Nada está definido", afirmou, lembrando mesmo desconhecer que a via projectada venha a ter perfil de auto-estrada. "Estive reunido recentemente com o vice-presidente das Estradas de Portugal e ele não sabia de nada, muito menos dessa característica", contou o edil.

Ruas criticou também o plano de acção "engendrado" pelo Governo para concretizar no terreno a construção da nova via, entre Viseu e Sátão, e a requalificação do actual traçado.

"O Governo troca uma beneficiação profunda da actual EN229 por uma pequena requalificação, prometendo o estudo de um novo traçado que não se sabe quando vai ser feito. Isso é uma troca muito desigual. E não temos motivos para embandeirar em arco".

O autarca considera que o Governo "quer é poupar dinheiro, já que gasta menos com esta pequena remodelação", recordando que havia um calendário da obra de requalificação da EN229, que previa a sua conclusão no primeiro trimestre do ano passado. "Já lá vai mais de um ano e o que há é só conversas, mais nada", ironizou Ruas, que desvalorizou o anúncio da obra feito por José Junqueiro.

"Quem deve anunciar estes investimentos é um membro do Governo e não um deputado. Fico à espera que o governante venha", disse. "E virá, o mais tardar até dia 24 deste mês", garantiu ontem Junqueiro. "Tudo o que disse será confirmado pelo Governo na visita que fará ao distrito de Viseu", acrescentou.

"Uns falam [o PSD] e nós [o PS] fazemos", sublinhou o deputado, que, além da nova via que ligará Viseu ao Sátão, e da beneficiação do actual traçado da EN229, anunciou outras duas estradas. A saber: a construção da EN230, entre os concelhos de Tondela e Carregal do Sal, com passagem por Santa Comba Dão, numa extensão de 11 quilómetros e um custo de 13,6 milhões de euros; e ainda uma variante em Vila Nova de Paiva, de quatro quilómetros e um custo estimado de oito milhões. "" (JN)

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Afinal e depois de ler a noticia e os comentários verifico aquilo que é uma verdade incontestável:
As novas vias de acesso À capital do distrito terminam em V.N. de Paiva! ... quer vergonha para M. da Beira, especialmente para o Sr. Presidente da Câmara!
... a A24 passou-nos ao lado, o IC26 não vem, e agora tudo fica à entrada do concelho!
É assim que querem captar industrias e investimento para Moimenta?
Sr. Presidente veja se arranja uma visão que vá além do imediato, do curto prazo!
A.P.

João PM Dias disse...

Bom dia,

Penso que a culpa não será tanto dos "Presidentes", mas sim da população em geral. Isto está bem patente na petição realizada sobre o IC26 que, com a visivel pouca aderência, denota uma enorme falta de vontade da populaçâo!!

abraço,
joaomd