sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Inauguração Oficial da Casa do FC Porto de Moimenta da Beira (Actualizado)

Ver esta notícia no jornal A Bola: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=149423
---------------------------------------------------------------------
Após 5 anos de "existência" e cerca de 300 associados, a casa do Futebol Clube do Porto de Moimenta da Beira abre "oficialmente" este fim de semana.

O programa já é conhecido e entre as grandes figuras presentes destaca-se o Presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, os Vice-Presidentes Alípio Jorge e Júlio Marques e a velha glória do futebol nacional, Fernando Gomes (não se encontra no cartaz mas está confirmada a presença deste antigo jogador do FCP).

PROGRAMA INAUGURAÇÃO OFICIAL/5ºANIVERSÁRIO
27 DE SETEMBRO DE 2008

COM AS PRESENÇAS DE PINTO DA COSTA E DOS VICE-PRESIDENTES ALÍPIO JORGE E JÚLIO MARQUES - PARA ALÉM DE VELHAS GLÓRIAS DO CLUBE:

16.30 - Inauguração do "Museu do F.C. do Porto" em Alvite.
18.00 - Recepção nos Paços do Concelho de Moimenta da Beira.
18.30 - Visita ao PAVILHÃO MUNICIPAL.
19.00 - Inauguração oficial da Casa do F. C. do Porto em Moimenta da Beira.
19.30 - Sessão de Autógrafos com o Presidente do Clube JORGE NUNO PINTO DA COSTA.
20.00 - Jantar de confraternização no Hotel Verdeal, em Moimenta da Beira.

Para mais informações e para INSCRIÇÕES contacte:
Hugo Bondoso - 965 801 036 ; Pedro Fonseca - 933 735 149

20 comentários:

Anónimo disse...

Pinto da Costa OLÉ!

Pinto da Costa OLÉ!

Pinto da Costa OLÉ!

Pinto da Costa OLÉ, OLÉ!

Anónimo disse...

Vamos lá ver se à terceira é de vez!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Esta da visista ao Pavilhão Municipal é de bradar aos céus.
!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Apesar dos elementos da Casa do Porto terem tido algum azar relativamente à vinda do Sr. Pinto da Costa, é de salientar a vivacidade e a percistência dos mesmos.
É qunto a mim, e não sou deste clube, a casa mais viva e activa, mesmo sendo a mais pequena, das três existentes aqui em Moimenta.
Parabéns

Hugo Santos disse...

Bom dia.

Concordo a 100% com este ultimo comentario.

Acho que a casa do FCP de Moimenta já devia ser maior (espaço fisico) mas...o teu vai tratar do assunto, espero eu.

Abraço e PARABENS a todos os membros da direcção da CASA DO FCP e a todos (muitos) os socios.

Anónimo disse...

Não concordo, minimamente, com a existência deste tipo de casas.
Por muito que se goste de um clube, este desperdicio de tempo e dinheiro é completamente inconsciente.
Expliquem-me por favor, quais são as vantagens da vinda do pinto da costa(homem da noite; chulo) a moimenta?
Nenhum, deve ser a resposta de todos.
Gostava de ver este tipo de união para lutarem contra o estado da nação.

Anónimo disse...

Como habitante de Moimenta da Beira fico indignado com certas pessoas que frequentam a vila,este senhor é um corrupto assumido e julgado em tribunal,é uma vergonha este senhor andar-se a exibir por estas vilas do interior como se fosse o salvador da patria,ate estou pra ver se vai deixar algum donativo ao CDR ou se so vem encher o bandulho,e ainda vai acabar a noite a comer um chocolatinho no estrelas.

Senhor Hugo,mais espaço fisico pra quê?Chega bem para os portistas q vao la ver os jogos.

Anónimo disse...

Boas Noites

O sr. corrupto que aqui vem a moimenta vai ao pavilhãao ver a equipa de futsal da CASA DO SLB DE MOIMENTA DA BEIRA,lol...~
Será que as pessoas ficam assim tão vaidosas por vir aqui uma das pessoas mais corruptas do futebol portugues?
Que vem fazer?''Exibir a corrupção que há dentro dele???

A casa do FCP é pequnina equivale as pessoas dessa casa são todas pessoas mediocres...

Anónimo disse...

as pessoas que frequentam esta casa sao moimentenses. são iguaizinhos aos que aqui vêm dizer mal e esbofotear com palavras sem o minimo de critério.
O pinto da costa é igual ao Luis filipe vieira. E os benfiquistas de moimenta sao iguaizinhos ou piores do que os portistas de moimenta.
São todos de Moimenta, são todos iguais.
Agora que essa gente do FCP, SLB E SCP nao faz cá falta nenhuma, é verdade. Nao maltratem os conterraneos sao todos do mesmo sangue.

Anónimo disse...

De um Benfiquista assumido:
medíocres??? deve ser quem o diz...
E com estes medíocres que se fazem grandes obres como é a casa do FCP, onde todos são bem recebidos independentemente da cor, por pessoas que compoem aquela casa, todas elas bem formadas e educadas, que não deve ser o caso do sr. anónimo que está roindinho de inveja e cheio de dor de cotovelo, veja lá mas é se faz alguma coisa de jeito pela terra.

Anónimo disse...

Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".

Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.

Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

Anónimo disse...

O Futebol Clube do Porto (FCP) é o clube desportivo português mais representativo da cidade do Porto e um dos mais relevantes no panorama desportivo europeu e mundial. Famoso sobretudo pela sua equipa de futebol, o FC Porto encontra-se entre os melhores do mundo também em hóquei em patins e bilhar e entre os melhores de Portugal em todas as outras modalidades praticadas no clube.

O Foot-ball Club do Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida, um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A fundação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade. Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube que entrou num período de letargia.

Em 1906 José Monteiro da Costa regressou de Inglaterra fascinado pelo mesmo desporto que encantara o seu amigo há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol. Foi então que António Nicolau d'Almeida lhe falou do projecto que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou. Membro de uma associação denominada Grupo do Destino, sugeriu aos seus colegas que embarcassem com ele na aventura, ao que a maioria acedeu. Terminava o Grupo do Destino e renascia o FC Porto, em Agosto de 1906, assumindo desde logo uma faceta de clube eclético, no qual se praticavam também atletismo, boxe, cricket, halterofilismo, pólo aquático e natação.

O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha (que data do ano de refundação do clube), foi o primeiro campo relvado em Portugal. O FC Porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um conjunto estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908). O primeiro título oficial do palmarés portista surge em 1912: é a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte de Portugal (de futebol), criado em homenagem ao refundador do FC Porto.

Ainda que forçada (pela construção de uma fábrica no espaço do antigo recinto), a mudança para o Campo da Constituição em 1912 correspondeu a uma significativa melhoria das instalações. Simultaneamente, o FC Porto crescia a nível desportivo, tendo vencido a primeira prova de âmbito nacional na história do futebol português: o Campeonato de Portugal de 1922. Nesse mesmo ano, o futebolista Simplício, também artista gráfico, conjugou o antigo símbolo do FC Porto com as armas da cidade do Porto, dando origem ao actual emblema do clube, datando da mesma altura o Hino do FC Porto, com letra de Heitor Campos Monteiro e música do Maestro António Figueiredo e Melo. O constante aumento do número de sócios e a introdução de novas modalidades (ginástica em 1910, basquetebol e hóquei em campo em 1926, râguebi em 1928, andebol de onze em 1932 e ténis de mesa em 1937) contribuíam também para o crescimento do clube.


Emblema do FC Porto na parede do Campo da Constituição.Em meados dos anos trinta o FC Porto conhecia uma dimensão tal que o Campo da Constituição já parecia pequeno demais - começaram então os planos para a construção de um novo estádio. Como este demoraria década e meia a surgir, foi necessário procurar uma solução temporária, passando o FC Porto a jogar alguns jogos no campo emprestado do Sport Progresso (Amial) ou do Académico (Estádio do Lima).

Em 1945 o FC Porto tinha cerca de 8 mil sócios e o alargamento a novas modalidades prosseguia: bilhar e pesca desportiva em 1940, voleibol em 1943, ciclismo em 1945, campismo em 1951 e hóquei em patins em 1955. Entretanto, a equipa de futebol passava 15 anos sem títulos, entre 1941 e 1955; eram as outras modalidades, nomeadamente o andebol de onze e o ciclismo, que se encarregavam de ir aumentando o palmarés do clube. O futebol, porém, mesmo não vencendo competições oficiais, foi responsável pela mais significativa adição à sala de troféus do FC Porto na altura: em 1948 venceu o Arsenal, considerada a melhor equipa do mundo, no Estádio do Lima. Apesar de ter sido apenas um amigável, sócios e notáveis ofereceram ao clube um troféu com mais de 300 quilos, 130 dos quais em prata maciça.

O ansiado novo estádio foi inaugurado em 1952. Chamava-se Estádio do Futebol Clube do Porto, mas ficou para a história como Estádio das Antas. Inicialmente apenas um estádio, foi-se transformando ao longo dos anos num verdadeiro complexo desportivo, com a construção de uma piscina, dois pavilhões e outras instalações essenciais à prática das várias modalidades do clube.

O bom período que permitiu a quebra do jejum em 1956 (e logo com uma dobradinha, a primeira) e a conquista do título de 1959 foi sol de pouca dura para o futebol portista: avizinhava-se novo período negro, desta vez de 18 épocas. Mais uma vez, foram sobretudo o andebol (de onze e agora também de sete) e o ciclismo a trazer alegrias aos adeptos. Nos anos 60 a actividade foi alargada aos desportos motorizados em 1960 e ao xadrez em 1967.

O afastamento dos títulos no futebol seria quebrado em 1978 pelo treinador José Maria Pedroto, "o Mestre", com Jorge Nuno Pinto da Costa como chefe do departamento de futebol e Américo de Sá na presidência. No ano seguinte, uma nota negativa: depois do ténis, do râguebi e do pólo aquático terem ficado pelo caminho, o andebol de onze cessa a actividade no clube; foram 28 títulos nacionais em 40 edições do campeonato, uma existência gloriosa de uma modalidade que praticamente não deixa rasto em Portugal nos dias de hoje.

Em 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa sobe à presidência do FC Porto, marcando uma viragem definitiva na história do clube. Em termos desportivos, o FC Porto conquista nesse mesmo ano o seu primeiro título internacional: a Taça das Taças de hóquei em patins. Dois anos depois, chega à final da mesma competição em futebol, que perde contra a Juventus. O hóquei em patins, que até 1982 não contava com qualquer título - nacional ou internacional - fez da Taça das Taças o primeiro passo de uma caminhada rumo ao topo em Portugal e no Mundo. Volta a vencer a Taça das Taças em 1983, conquista um pentacampeonato entre 1982 e 1987 e sagra-se campeão da Europa em 1986 e em 1990. No atletismo, Aurora Cunha soma títulos, sagrando-se tricampeã do mundo de estrada (1984/85/86). Em 1987 veio a glória no futebol, com a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus (em Viena, contra o Bayern de Munique, com um inesquecível golo de calcanhar de Rabah Madjer), na Taça Intercontinental (contra o Peñarol de Montevideu) e na Supertaça Europeia (contra o Ajax). Também a nível interno o FC Porto começava a desenhar um domínio que se prolonga até aos dias de hoje.

Mas o crescimento do clube revelava-se também sob outras formas, como a criação da Loja Azul (1983), da Revista Dragões (1985) e da secção de desporto adaptado (1986), e ainda o rebaixamento do relvado do Estádio das Antas (1986), aumentando significativamente a sua capacidade (o que já havia sucedido em 1976 aquando da construção das bancadas da maratona). Nessa altura o número de sócios já ultrapassava os 50 mil. Contudo, outras duas modalidades são extintas nessa mesma década - o ciclismo e o hóquei em campo, respectivamente em 1983 e 1989.

A nível institucional, o clube sofreu fortes transformações nos anos 90 com a criação da FC Porto, Futebol, SAD, e da FC Porto, Basquetebol, SAD, sociedades comerciais que passaram a gerir o futebol e o basquetebol do clube, respectivamente. Foram ainda criadas a PortoSeguro, a PortoComercial e a PortoMultimédia, embora em termos desportivos mais três modalidades tenham sido abandonadas: voleibol (1991), ténis de mesa (1995) e xadrez (1998).

Os anos 90 foram de sucesso sobretudo para a equipa de futebol que foi campeã oito vezes, cinco delas consecutivas (o histórico Penta, que nunca tinha sido atingido no futebol português). O FC Porto esteve também em evidência no hóquei em patins (inclusive a nível internacional, conquistando duas Taças CERS), no basquetebol, na natação e no boxe. Em 1995 o FC Porto ultrapassou a marca dos 100 mil sócios e no ano seguinte, pela primeira vez, uma atleta do FC Porto conquistou uma medalha olímpica: Fernanda Ribeiro venceu os 10 mil metros e trouxe o ouro de Atlanta (quatro anos depois traria o bronze de Sydney). Em andebol, o FC Porto reconquistou em 1999 o título de campeão nacional que fugia há 30 anos. Aliás, 1999, além de ter sido o ano do Penta, marcou uma época perfeita para o clube que foi campeão nas quatro modalidades mais importantes no panorama desportivo português: o futebol, o hóquei em patins, o andebol e o basquetebol.

No início do século XXI José Mourinho chegou às Antas e foi com ele que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos títulos internacionais, conquistando a Taça UEFA em 2002/03 e a Liga dos Campeões em 2003/04 - época em que o FC Porto voltou a lograr o pleno nacional, sagrando-se campeão nas quatro modalidades principais. No mesmo ano, já com Victor Fernandez, a Taça Intercontinental seria acrescentada ao palmarés portista.

Entretanto, em 2002 havia sido inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, pela Fundação PortoGaia (criada pelo FC Porto e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia), e em 2003 o Estádio do Dragão, da responsabilidade de mais uma empresa do grupo FC Porto, a PortoEstádio, e da autoria do arquitecto Manuel Salgado. As modalidades que jogam em casa emprestada desde que, em 2001, o Pavilhão Américo de Sá e as piscinas do complexo das Antas foram demolidos, aguardam ainda pelo pavilhão, também da autoria de Manuel Salgado, que surgirá junto ao actual estádio e terá o nome de Dragão Caixa, devido a um contrato de patrocínio celebrado entre o clube e a Caixa Geral de Depósitos. O Presidente Pinto da Costa já lançou a primeira pedra deste novo pavilhão, precisamente no dia em que foi reconduzido para mais um mandato à frente dos destinos do Clube e no dia em que o Porto se sagrou Bi-Campeão Nacional de Futebol, num jogo em casa frente ao Desportivo das Aves. Jesualdo Ferreira, treinador dos azuis e brancos, sagrou-se, assim, campeão nacional pela primeira vez, à imagem do que tinha acontecido na temporada transacta com o holandês Co Adriaanse.

Anónimo disse...

CANTAS BEM, MAS NÃO ME ALEGRAS.

AHAHAHAHAH

Anónimo disse...

Excelente estes dois ultimos comentários, Pena é que as verdades custam muito a ouvir, eu compreendo"

Anónimo disse...

Esse corrupto que vem cá à nossa terra devia ser recebido com apupos e com pedras,de quem se haviam de lembrar pra trazer à nossa terra.Só espero que deixe ca dinheiro quando for beber o café com leite.
Xicos espertos como este nao fazem falta nenhuma ao país,só servem para denegrir a nossa imagem.
Saudações desportivas.

Anónimo disse...

Por uma coisa já valeu a pena:

O Jornal " A BOLA ", elevou Moimenta da Beira a cidade.

ahahahah

João PM Dias disse...

É verdade!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

com que então mediocres,pois então fica sabendo que a festa foi um estrondo e para a próxima estás convidado,pode ser que deixes de ser um frustado que não faz nada a não ser dizer mal dos outros.cinco páginas de cinco jornais dos mais importantes do pais,chega ou queres mais.a presença do presidente do núcleo do sporting,do benfica , do CDR,do comandante e da direção dos bombeiros do presidente da camara,etc.mediocres são aqueles que nunca fizeram nada por esta vila tal como tu.para terminar gostava de te lançar um desafio ,para a próxima assina por baixo que isso fará de ti um bocadinho menos cobarde. José Gomes

Anónimo disse...

4 a 0 do arsenal chegam para o calar

Anónimo disse...

Só isso, palavras para que quem cala consente.