quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

«Novidade» - JORNAL BEIRÃO - Novo espaço de informação!!

"O novo jornal, “Jornal Beirão”, surgiu da necessidade de oferecer a Moimenta da Beira um espaço de informação digno, sério, empenhado e inovador."

A criação de um jornal em Moimenta da Beira pretende ser motor de um desenvolvimento sustentável, equilibrado e justo, crente num futuro onde as assimetrias [interior/litoral, pobre/rico, analfabeto/esclarecido] sejam cada vez menos vincadas. Este projecto quer estabelecer novas pontes, porque é tempo de globalização, rapidez, eficiência e eficácia. Quer converter em local o que é universal e fazer chegar o local ao universal. Nunca esquecendo, porém, a sua perspectiva humanista, a cultura dos afectos, porque um jornal local é um meio de grande proximidade afectiva.

Este projecto, que reitera a prática de um jornalismo cívico, de causas, baseado num sistema de valores democrático, assumirá a sua responsabilidade social e procurará guiar-se por uma agenda onde figurem os problemas, interesses e aspirações da comunidade local, defendendo uma ligação estreita entre o jornal e os seus leitores.
Para finalizar, de referir que este jornal defenderá intransigentemente a sua independência, sendo uma publicação sem qualquer servidão de natureza política, ideológica, económica ou religiosa. Se um dia estas convicções se tornarem impraticáveis, o "Jornal Beirão" não venderá nem mais um exemplar.

Para lerem os Estatudos Editoriais cliquem no "link". (Após aberta a página da imagem, cliquem sobre esta para ampliar)
(Fonte: Editora do Jornal Beirão)

O Blog MoimentaNaNet deseja boa sorte ao novo projecto com a certeza que este irá valorizar não só o novo jornalismo, tal como, o já existente! (Autores: Hugo "Viana"99 e JoaoPMD)

Comentem...

31 comentários:

Anónimo disse...

2 jornais é melhor que nenhum

Anónimo disse...

e vem com uma noticia bombástica logo na primeira página e logo na edição numero um

parabens

César Bernardo disse...

Espero que este projecto tenha muito sucesso, assim como consiga fazer uma cobertura de tudo o que possa ter interesse pela região e para a região, e naquilo que me toca mais, que faça uma cobertura do desporto e não só do futebol!

Anónimo disse...

eu sinceramente espero que este jornal venha a trazer uma melhoria em termos de informçao, capacidade critica e noticias de interesse. o terras do demo e na minha opiniao um "folhetim" camarario, desprovido de analise critica da realidade moimentense (quando nao faltam motivos)politica e não só, de reportagens de interesse, e sem a renovaçao de colaboradores, quando ha tanta malta nova que podia trazer outros interesses ao jornal.sem desdem para quem o faz, e para mim um bocejo ler o jornal, esperando por algo maisdinamico deste correio beirao. so espero que nao seja aproveitado por forças pliticas, nem para a satisfaçao da necessidade de alguns..qie e o que tem acontecido ao longo da historia em moimenta...e que de espaço ás "gentes" de moimenta e nao so aos "esparsos de historia" de doutores, pois havera mais que isso na terra...e claro que nao se limite ao futebol, que o cdr nao e tudo na vila

Anónimo disse...

p.s- eu sei que neste blog reina por vezes o "politicamente correcto", com as achegas politicas a serem comentadas por anonimos e com resultado numa serie de virgens ofendidas,mas penso que é altura de as epssoas respeitarem as opinioes e tentarem fazer deste blog um sitio de debate real, pois parecendo que não vievmos numa democracia, ainda que pouco perfeita (;

Anónimo disse...

ja agora... qual é a noticia bombástica??? ainda não o vi...

Anónimo disse...

e que tal pedirem ao jornal beirão para deixar colocar a 1ª página do jornal aqui no blog????

era muito interessante.

Anónimo disse...

« ... este jornal defenderá intransigentemente a sua independência, sendo uma publicação sem qualquer servidão de natureza política, ideológica, económica ou religiosa.»

Esta 1ª edição está interessante.O facto das pessoas darem a cara(foto) é uma coisa boa e um bom começo mas aguardemos as próximas edições para confirmar as "boas intenções" e a "independência" deste novo jornal!

Anónimo disse...

quanto a mim, a noticia bombástica é que talvez o sr. presidente não se vai candidatar a camara municipal...
até que enfim...

o municipio merece uma camara mais justa e isenta e transparente com todos.

abaixo os tachos...

alguns já devem estar a temer pelo futuro...

Anónimo disse...

Olá!
Sou da opinião do último comentário do Alex!Subscrevo na totalidade!

Anónimo disse...

Boas!

Este blog é sem dúvida uma lufada de ar fresco, que Moimenta da Beira precisava!
É um facto que com o desaparacimento do Correio Beirão, esta vila tornou - se numa ditadura artificial!
O Correio Beirão que o Dr. Ferro e o falecido Pe Bento da Guia fundaram era sem dúvida um Jornal vanguardista para época!Pluralismo de expressão, o que revelava dor de cabeça para os políticos de todas as cores partidárias do concelho de Moimenta da Beira!

Anónimo disse...

Numa sociedade moderna já não se utiliza Dr.;Eng.;Arq.;Prof.;Mestre;Doutor, na comunicação social escrita!Esses termos estão ultrapassados à muito!Já nos finais do séc.XX eram quase extintos em toda a imprensa escrita, exceptuando no interior desertificado!!

Anónimo disse...

'Este blog é sem dúvida uma lufada de ar fresco, que Moimenta da Beira precisava!'

Q ninguem duvide.

Força rapazes!

Anónimo disse...

"o municipio merece uma camara mais justa e isenta e transparente com todos."

"abaixo os tachos..."

Se o beirão nº1 já provoca este tipo de reacções então imaginem o futuro!Vai ser bonito!
Este é o risco do jornal que tem como base a opinião e a entrevista.No entanto,espero que não seja "mais do mesmo",isto é, que sirva para caprichos e "satisfaçao da necessidade de alguns" como diz, e mt bem o Alex.

Anónimo disse...

Não faço a mínima ideia de quem seja o Sr Alex, mas queria dizer-lhe que também acredito na democracia e que também sou uma pessoa que acredita na pluralidade de opiniões e nas vantagens que a discussão de ideias possibilita. Assim, se tem críticas a efectuar à coluna onde escrevo no Jornal Terras do Demo, peço-lhe por favor que me envie todas as sugestões e todos comentários que ache que deva efectuar para o meu email pessoal que é do domínio público. Agora uma coisa creia... o espaço não é meu, não o comprei, não o aluguei, e se o quiser é todo seu. O que faço sempre fiz com gosto, sem interesse e sem qualquer contra-partida financeira. E não pense que não é duro tentar fazê-lo com regularidade quando não é com isso que se ganha o pão de cada dia.
Fundamentalmente acho que o procedimento correcto não é menosprezar quem faz alguma coisa, mas sim acrescentar algo de melhor aquilo que os outros fazem ou, melhor ainda, juntar esforços conjuntos. Não me parece que desdenhar dos outros, ou excluir alguém, seja o melhor para a TERRA.
Por isso sempre gostei de partilhar o meu trabalho, seja no Terras do Demo, seja no Notícias da Beira Douro, seja nas várias mesas redondas onde participo pelo país fora onde falo da história de Moimenta, seja aqui neste blogue, seja...quem sabe... no novo jornal.
Abraço... e aqui fica o email... jaime.teixeira@eui.eu

Anónimo disse...

Bem Dito!

Anónimo disse...

Podes-me tratar por tu!!Ainda sou estudante!!

Anónimo disse...

Boa tarde.para começar aquele que disse podes tratarme por tu nao fui eu, mas alguem que falou com o meu nome...mas ja agora subscrevo.Jaime, no meu comentario nao foi minha intençao denegrir o teu espaço no terras do demo, nem tao pouco desvalorizar a tua análise historica, pois eu tambem sou fa de historia, até porque estudo sociologia.O que eu quis dizer ao afirmar que nao só de "esparsos" de historia deveria viver o jornal, referia-me claramente o facto de que um jornal deve ser popular, ou seja, dar voz ás PESSOAS, ao povo, e nao só a doutores, especialistas e gente que de um modo (obscuro ou nao) se posiciona nao posiçao de comentador e comendador.Critico a visão canonica e conservadora da comunicaçao social, nao só regional, que so considera pertinentes temas cristlizados e direcionados pra uma pseudo elite, que despreza manifestçoes culturais que escapam á essa elite.Falo de uma cultura plural, nao só de exposiçoes de pintura e escultura só para alguns, mas de outras contribuiçoes...falo de um jornal que considere como musica rock, jazz, punk e nao so musica de orquestar ou musica popular.falo de uma cultura de intervençao, de valorizar todas as criaçoes culturais que sao normalmente desprezadas pelo "feudo" que controla e define o que e relevante ou nao. Como viu a minha intençao era mais abrangente e penso que talvez deverias ter encarado as minahs palavras com um pouco mais de "desportivismo",e no levar tao a peito uma (suposta) ofensa á tua opiniao! mesmo que eu achasse a tua coluna inutil, que nao é o caso, tinha esse direito, e tu deves saber que quando submetemos algo a uma opiniao generalizada, estamos na contigencia de nao agradar a toda a gente...E acredita que na minha experiencia politica, musical e jornalistica sei bem o que e isso! fica bem

Anónimo disse...

Alex, ora aí é que está um grande contributo, com a tua opinião devidamente fundamentada, a qual subscrevo inteiramente. Fá-lo-ias antes e interpretações incorrectas teriam sido evitadas. Mas já que tens essa experiência política, musical, jornalística... tens que concordar que o teu comentário pode ser lido de várias formas e, pela parte que me toca, senti-me na obrigação de me colocar à disposição de uma forma aberta para receber as críticas, aprender com elas, e procurar mudar o que está errado. Creio eu que essa é parte positiva da crítica construtiva. Até porque para quem como eu luta pela causa cultural do concelho de uma forma séria, rigorosa, desinteressada e sem quaisquer proventos, pode ser duro ouvir o que disseste pela maneira como o fizeste. Já lá vão cerca de 8 anos de esparsos da história do concelho Moimenta. Há evidentemente quem goste e quem não goste. Como dizes e bem, na minha óptica, são as contingências de quem escreve. Seja como for, ainda bem que estamos no mesmo "barco" quanto à cultura concelhia. Quem sabe um dia não produzimos aí um artigo conjunto sobre um tema qualquer das "gentes" do nosso concelho.
Abraço.

Anónimo disse...

assim ta bem

Anónimo disse...

Então os comentários que não interessam são para apagar? è isso?
então tá bem!

MoimentaNaNet disse...

Boa tarde,

"Então os comentários que não interessam são para apagar? è isso?"

Se for em anonimato, sim!

Já avisámos várias vezes sobre essa questão!

Comentários anónimos que coloquem em causa o "nome" (nome) das pessoas podem ser eliminados. (Quando nos for possivel, claro.)

cumprimentos,
MoimentaNaNet

Anónimo disse...

Fico contente por ver que há gente que gosta de Moimenta.
Eu, por mim, acho que quendo se comenta um tema se deve estar bem dentro do assunto e, como é evidente, ser livre para o fazer.
Acima de tudo, acho que devemos trazer aqui obervações contrutivas e ideias que possam melhorar esta terra de que tanto gostamos.
Quanto ao jornal, acho que é salutar e importante para registar o que se vai passando e dar iformação sobre a vida nestas terras.
Cumprimentos para todos.

Anónimo disse...

Quero dizer a "moimenta na net", que um comentario que enviei, não referia quaisquer nomes, apenas disse que havia assuntos de maior interesse do que citicar ou louvar um jornal por estar, ou não, a defender um determinado partido. Ha outros assuntos que deveriam merecer a nossa atenção e interesse, como seja, o SUB que nos está prometido, e que não se meio de começar.
Talves por não haver dinheiro, porque é gasto no apoio à preguiça, (rendimento minimo a quem não quer trabalhar). Essencialmente, foi o que eu disse, mas v. acharam que não se pode dizer mal das leis que este governo nos impoe,e daí....... pimba, não é para ler!

Anónimo disse...

Tanto se fala no Rendimento Social de Inserção!Se está revoltado diriga - se à Segurança Social e escreva uma reclamação ou sugestão!

Anónimo disse...

Boas! Em primeiro concordo plenamente com a gestao deste blog em eliminar a seu tempo comentarios de "moderadores" básicos e irónicos que se designam por "anónimos" e que nada contribuem para assuntos debatidos num espaço de relevo tanto do pelouro cultural, civico, desportista ou de outros que sejam do interesse público para os habitantes ou visitantes do concelho.

Em segundo manifestar realmente a fraqueza para não dizer a isenção da intervenção camararia a nível cultural na região. Torna-se inacreditável e até insólito que se realizem eventos culturais de lés a lés num concelho que se diz dos mais importantes do distrito, e quando se realizam sejam só e apenas por organização de associativismos.

E finalmente o tema em debate...é realmente bom ver ser fundado mais um meio de comunicação escrita em Moimenta (embora o nome nos alicie para o extinto "Correio Beirão". Sempre ouvi dizer que a "pobreza" neste meio se combate com a concorrência de mercado...Moimenta contou nos últimos anos apenas com um jornal quinzenal do conhecimento público, e que apesar do bom trabalho que têm desenvolvido ao longo destes anos, e da participação de vários cidadãos nas colunas interventivas tem vindo a demonstrar um fraquejo crescente nos últimos tempos. A pressão deste novo "feto jornalístico" vai ser concerteza bom para um desenvolvimento mútou e decerteza saudável destas duas entidades.
De qualquer forma não posso deixar de concordar com o Alex que refere irónicamente a possibilidade deste jornal ser mais um meio de comunicação com fins políticos e de intervenção camarária. E a verdade é que pode ser apenas uma coincidência, mas é realmente estranho vermos ser fundado um novo jornal em Moimenta a menos de um ano das próximas eleições autárquicas. e sair logo numa primeira edição uma acentuada intervenção política e tratar de assuntos polémicos na nossa terra como o IC26...o possível abandono da candidatura da presidência nas próximas autárquicas...ou até mesmo a opinião mais uma vez política sobre o futuro Hospital de Lamego(não digo que não sejam temas de bom debate público, mas tanta "politiquice" numa só edição pode saturar)
De qualquer forma não deixo de aplaudir a fundadora e a sua directora por mais uma boa iniciativa que só poderá beneficiar a informação municipal e da concelhia.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Tanto se fala no Rendimento Social de inserção!
Se está revoltado diriga-se à Segurança Social e escreva uma reclamação ou sugestão!

Ja todos vimos que defende o parasitismo em oposição ao trabalho produtivo, que dignifica e enobrece as pessoas.
Se todos tivessemos essa forma de pensar, o país nunca mais sairia da cauda da europa.
Será que estamos perante um futuro candidato ao famigerado e injusto rendimento?
Acha bem que quem pode trabalhar viva à custa dos impostos que todos nós pagamos?
Acha bem que tantos idosos e duentes pobres não possam comprar os medicamentos que necessitam, porque a sua pensão não chega a 240€?
se assim pensa, só lhe digo que devia rever a forma como analiza a pobreza no nosso país.
Não leve a mal por lhe dizer que o senhor está errado, mas é livre, obviamente, para pensar como quiser.
Saudações de um moimentense.

Anónimo disse...

Tem toda a razão!Mas afinal de quem é a culpa...? Será que a Segurança Social não havia de dar prioridade aos Idosos que recebem uma reforma baixa?

Anónimo disse...

A culpa é do governo, obviamente!

Anónimo disse...

Caro amigo n entrei neste blog para desenvolver "discussões" eespalhafatosas quw em parte só degrine a imagem de qualquer turista que queira ou esteja interessado em visitar nossa região. Bem realmente devo ser muito ignorante ou então não li devidamente os seus comentários...mas pensei claramente q este era um espaço de debate público mas sobre os temas expostos pela administração do blog...não percebi realmente em que se enquadra a questao do rendimento de inserção social(RIS) numa area de debate sobre um novo meio de comunicação que nasce em Moimenta...não digo que tenha razão em todas as suas "revindicações" mas seria mais fácil propor à adminstração do blogue abrir um link sobre a situação do país ou até mesmo sobre o RIS em específico.
Não desrespeito a sua análise antes pelo contrario, mas não se enquadra neste tema aberto.
E mais uma vez volto a referir que a minha opinião foi depositada neste blogue como forma de debater(claro) os temas em questão mas sem qualquer intenção de criar aqui um ciclo vicioso de discussão que não traz beneficio a ambas as partes muito menos ao municipio.

Anónimo disse...

Amigo(a) LANDRESÁ, aceito como logicos as sua criticas relativamente, segundo o seu entendimento, ao desenquadramento do meu comentario sobre o rendimento minimo. È então porque não leu o que comentei, porque se assim fosse, verificaria que estava dentro do contexto.
Sugiro até, que a administração do blog reponha, mesmo temporariamente, o referido texto.
Saudações.