sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"Internet" - Moimenta da Beira renova site para melhorar serviços prestados à comunidade

O Município de Moimenta da Beira, embora se encontre na 78º posição do ranking da presença das autarquias na internet, é uma das autarquias que decidiu apostar na remodelação do site que disponibiliza.

Consciente de que as novas tecnologias de informação são "essencial na vivência das sociedades", a autarquia acredita que pode promover "uma maior proximidade" com o munícipe e com o cibernauta em geral através do endereço Web.

Desde Julho de 2008 que a autarquia tem o seu site em manutenção, para assim criar uma nova estrutura tecnológica de informação, denominado Portal do Município de Moimenta da Beira. De acordo com o Gabinete de Apoio ao Presidente, a nova ferramenta permitirá melhorar a comunicação, participação recíproca e sobretudo de ajuda e apoio ao nível das diferentes áreas de intervenção e potencialidades, quer a nível da informação cultural, técnica, turística, lazer, quer informações mais genéricas.

O novo site vai disponibilizar o Gabinete On-line de Apoio ao Munícipe.
De salientar que, em 2007, a selecção da programação do cinema, em Moimenta da Beira, contou com a participação dos cidadãos, que através do site da autarquia respondiam a um inquérito sobre quais os filmes que gostariam que fossem exibidos no auditório municipal.

Também outros municípios vão dar início à remodelação do suportes web, como é o caso de Cinfães e Tarouca.
Para verem o Ranking da Internet cliquem AQUI.
Fonte: Jornal do Centro
(Cliquem na imagem para entrar no site da CM Moimenta da Beira)

6 comentários:

João PM Dias disse...

Quanto tempo é que vamos ter de esperar para que, de uma vez por todas, nos apareça informação quando clicamos nas inumeras opções do site da CM ?

Tudo bem que agora temos algumas informações actualizadas semanalmente, mas as restantes opções continuam todas vazias.

abraço,
joaomd

AMP disse...

Sei que nada se relaciona com o tópico em causa, mas não deixa de ser uma noticia de mútuo interesse.

Viseu segura quebra de população no distrito

Demografia Capital cresce 1000 pessoas por ano. Oito dos 10 concelhos nortenhos definham

A população do distrito de Viseu cresceu. Em sete anos (2000/2007) ganhou 3532 pessoas. Mas a subida deve-se à sua capital, que aumenta a um ritmo de 1000 habitantes/ano. Os concelhos a norte definham.

Os números não enganam. Viseu-concelho é a locomotiva do distrito. À sua custa, a população aguentou-se. Cresceu até ligeiramente entre 2000 e 2007 (ver infografia). Não fosse isso e a realidade seria outra: o distrito teria registado uma quebra de quase três mil pessoas.

A cidade-capital é o "oásis". Cresce sozinha quase quatro vezes mais que o conjunto dos outros nove concelhos que também subiram de população. É também o município com a percentagem de juventude mais elevada (16,4%) e aquele que tem a população menos envelhecida.

Em 2007, residiam no concelho de Viseu 98619 pessoas, mais 6496 do que em 2000. Cresceu ao ritmo de quase 1000 pessoas por ano, cerca de 7% em média.

A concentração de serviços na cidade, designadamente ao nível do ensino (cerca de 10 mil alunos frequentam actualmente as várias instituições de ensino superior), explica em parte a subida exponencial da sua população, obrigando o burgo a alargar a sua área urbana de ano para ano. A cidade cresce em todas as frentes. E regista já "horas de ponta" de manhã e ao fim do dia, com a entrada e saída de milhares de carros.

No distrito, outros nove concelhos registaram subidas de população. Mas muito ligeiras. Na ordem das poucas centenas.

Nelas (com mais 616 pessoas), Sátão (571) e Mangualde (487) foram os municípios que, depois de Viseu, mais aumentaram em número de habitantes, entre 2000 e 2007. Seguem S. Pedro do Sul (391), Vila Nova de Paiva (362), Oliveira de Frades (175), Tarouca (110), Tondela (66) e Carregal do Sal (40).

Oito destes municípios situam-se na parte sul do distrito, a mais industrializada. A excepção é Tarouca. Em Nelas, Mangualde e Oliveira de Frades estão muitas das empresas maiores empregadoras do distrito. A maior é a fábrica da Peugeot/Citroen, em Mangualde, que emprega cerca de 1300 pessoas.

FONTE: JN

Unknown disse...

É sempre Interessante.

José Carlos Gomes disse...

Manifestamente, apesar de eu ser suspeito, dou os meus sinceros parabéns ao Carlos Soeiro pelo magnifico trabalho que está a realizar. Esta tecnologia de informação é um importante veiculo para todos os destinatários situados em qualquer parte do mundo.Por isso devem dar tempo ao tempo.

João PM Dias disse...

Eu também não digo que o trabalho que está a ser feito não é bom.

Só gostava de ter mais informação disponivel. Apenas e só!

abraço,
joaodm

formatted error free disse...

e para quando um link para este blog no site da camara? os moimentenses quando querem informação ja sabem que têm é de vir a este blog

abraço