terça-feira, 12 de maio de 2009

«Notícia» - Jovens de Moimenta da Beira recebem prémio do Parlamento Europeu


Fingir ser deputado não é uma brincadeira de criança. Pelo menos para os alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Através de um projecto do Parlamento Europeu, em que os alunos simulam a vida de um deputado, com a apresentação de projectos e propostas de leis, os jovens do 11º e do 12º anos daquela escola tiveram a oportunidade de conhecer essa instituição européia, em Estrasburgo, na França. Apesar de ser considerado um jogo didáctico, essa actividade acaba por ser um verdadeiro exercício de cidadania.
Maria João Rede tem 18 anos e é líder do grupo que defendeu o projecto “Participação Cívica dos Jovens” do Parlamento Europeu. Durante três anos as estudantes Liliana Souto, Catia Camilo, Jeanete Fernandes, Raquel Silva, Inês Casimiro, Andréia Paiva, além de Maria João, participaram num jogo didáctico que envolveu escolas de todo o país, bem como escolas da União Européia. O resultado foi o terceiro lugar a nível europeu para a escola de Moimenta.

Como vice-presidente da Associação Distrital do Círculo de Viseu, Maria João, junto com as suas colegas, apresentaram opções sobre o que se pode “mudar na sociedade”.

“O jogo trata-se de uma simulação. Embora eu goste de política, não gostaria de seguir esse ramo, pelo menos por enquanto”, observou a aluna, que se diz surpresa com o Parlamento, pois “nunca imaginou como seria ver os deputados” a trabalhar.

José Mendes, de 23 anos, frequenta o 12º ano em Moimenta da Beira. Com a visita, este jovem teve a oportunidade de conhecer pela primeira vez o Parlamento Europeu. Na memória, fica a grandeza daquela instituição.

“Ser deputado é uma profissão interessante, já que há a possibilidade de ajudar a comunidade européia. Gostei de conhecer a organização do Parlamento, bem como as suas funções. Acredito que os eurodeputados trabalham para o bem estar e o futuro dos europeus”, destacou o aluno.

Conhecer a política europeia

“É importante o cidadão perceber como é importante acompanhar a política européia. Os alunos de Moimenta da Beira devem estar gratos, pois são poucos os portugueses que conseguem ir ao Parlamento”, alertou Ana Antunes Vieira, directora geral de comunicação da Unidade de Visitas e Seminários do Parlamento, que foi quem recebeu o grupo português.

Ana Vieira apresentou aos alunos o organograma de funcionamento da unidade parlamentar e aproveitou para dizer que é “fundamental lutar contra a abstenção nas eleições européias” em Junho deste ano.

Já o socialista português Manuel dos Santos, vice-presidente do Parlamento Europeu, realçou que as eleições européias “ajudam a fortalecer a União Européia e o Parlamento”. O deputado salientou que a iniciativa de levar jovens portugueses ao Parlamento “é para continuar”.

“Está previsto mais investimento para essas visitas ao Parlamento”, disse o eurodeputado.

Formar cidadãos

Uns dos impulsionadores e coordenadores desse projecto em Moimenta da Beira foram os professores Maria do Carmo Aires e João Carlos Ferrari. Juntos, avaliaram e sugeriram mudanças no projecto, que rendeu a escola um diploma e um cheque assinado pelo Parlamento Europeu. Embora o valor não tenha sido revelado, o montante pagou os custos da viagem.

Os docentes recordam que “foi muito fácil coordenar esse projecto, uma vez que contaram com uma grande motivação e empenho por parte dos alunos”.

“Contamos ainda com o apoio do Conselho Executivo da escola, da autarquia da Moimenta da Beira, das Juntas de Freguesia do concelho e de algumas empresas locais. Essa viagem era um sonho, pois os alunos começaram por ser deputados na escola e acabaram por conhecer por dentro o Parlamento Europeu”, salientaram Maria do Carmo e João Ferrari.

O trabalho contou com a colaboração do Clube Europeu, do Agrupamento Vertical das Escolas de Moimenta da Beira, da Assembléia da República portuguesa, do Ministério da Educação, do Centro Jacques Delors de Portugal e da Unidade de Escolas e Seminários do Parlamento Europeu. A viagem a Estrasburgo e Paris foi apenas o culminar desse projecto, que reuniu alunos e professores.

“O balanço da viagem foi positivo. Conseguimos concretizar os nossos objectivos. Temos grande expectativa na continuação desse projecto”, sustentou Maria do Carmo.

Para dar continuidade aos trabalhos do Parlamento Europeu, já no início de Setembro, um novo grupo de trabalho, liderado por Mariana Nascimento, de 14 anos, assume agora as actividades. O tema a ser tratado é “Sexualidade e afectos”.

“Espero que os projectos de Moimenta sejam aprovados. Tenho em mente que, através desse trabalho, eu e as minhas colegas vamos poder desenvolver a nossa capacidade intelectual e o nosso espírito crítico”, salientou Mariana.

Para Alcides Sarmento, presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, o importante, além da classificação da escola no projecto, é a participação dos alunos.

“Este projecto do Parlamento Europeu enquadra-se mais como uma actividade didáctica. Na minha opinião, mais do que ficar em terceiro lugar, é importante a participação dos alunos nessa iniciativa. A escola apoiou o projecto, uma vez que a nossa missão é a de formar cidadãos. Fico satisfeito em saber que os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma instituição européia como o Parlamento”, referiu.

Este responsável garantiu ainda que guarda “boas expectativas” de que esse projecto continue na escola com o novo grupo de trabalho. “A transição vai ser pacífica e fácil”, sublinhou Alcides Sarmento.

Fonte:showdeletras

Sem comentários: