sábado, 16 de maio de 2009

«Notícia» - Contar histórias aos mais velhos em Mta da Beira

Ouvir ler é para os idosos de Moimenta da Beira uma actividade que já faz parte das suas rotinas. Todos os meses duas técnicas da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro e uma voluntária levam, até aos Centros de Dia e Lares, histórias que fazem parte do património tradicional e que se encontram guardadas nos livros.

No Centro Comunitário de Alvite é com ansiedade que os idosos aguardam por mais uma visita vinda da Biblioteca. A directora técnica do Centro, Palmira Lourenço, salienta a importância deste projecto, afirmando que desta forma "os idosos revivem a memória e são incentivados, os que sabem ler, a retomar ao gosto pela leitura". E as vantagens tornam-se visíveis quando Palmira Lourenço refere que "alguns até já gostam de ler os jornais que chegam ao Centro".

Mas as técnicas não partem apenas com o objectivo de ler algumas linhas dos livros que escolheram para mais uma visita, elas procuram também serem ouvintes das histórias guardadas na memória dos idosos.

A técnica da Biblioteca, Ângela Machado, considera que, desta forma, "a leitura é promovida", no entanto, "sempre com base em pequenos excertos evitando os textos muito longos".

Habituados a ver, diariamente, as mesmas caras, Ângela Machado salienta a importância do contacto diferente que acabam por estabelecer quando são visitados pelas técnicas. "É uma companhia nova que recebem", afirma.

Para além do momento de leitura, este projecto inclui outras actividades temáticas, mais direccionadas para os trabalhos manuais. "Em Maio, mês de Maria, vão ser projectadas imagens sobre a Nossa Senhora e vão ser feitos terços para distribuir pelos idosos", adianta Ângela Machado. Segundo a técnica, o que os idosos "gostam mais é de ouvir música". "No Carnaval adoraram o baile de máscaras e em Abril o ateliê que ensinava a fazer cravos de papel", conclui.

Junho será o mês de encerramento do projecto que retoma em Setembro com novas actividades feitas a pensar nos mais velhos.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: