quarta-feira, 5 de agosto de 2009

71ª Volta a Portugal - 4ª Etapa passa em Mta Beira

As emoções da Volta a Portugal em bicicleta estão de regresso de 5 a 16 de Agosto. O mais importante acontecimento velocipédico nacional vai de novo cativar o país movimentando uma fantástica legião de fãs, que à beira da estrada ou, em directo pela televisão, vai seguir caprichosamente a marcha do pelotão nas tardes de calor que se aguardam com emoção e expectativa.

Será a 71ª edição da Volta a Portugal, organização com a chancela da PAD/Lagos Sports tendo o antigo campeão, Joaquim Gomes, como director de prova. A competição com o total de 1601 quilómetros vai realizar-se durante os habituais 11 dias, duração máxima permitida pela UCI – União Ciclista Internacional para a categoria 2HC em que se enquadra a prova portuguesa.

A Volta 2009 continuará a ter dez etapas e um prólogo. O arranque da grande corrida será em Lisboa, algo que não acontecia desde 1997 enquanto a apoteose final está, uma vez mais, marcada para Viseu.

Quem vai suceder a David Blanco? O ano passado, o espanhol, ao serviço da equipa Palmeiras Resort / Tavira, tornou-se o primeiro estrangeiro a triunfar duas vezes. Depois de se estrear a ganhar a Volta, em 2006, com a camisola da Comunidad Valenciana, Blanco deu, o ano passado, a primeira vitória ao Tavira. Em 29 anos de competição, a equipa mais antiga do pelotão internacional chegou finalmente ao triunfo individual na prova rainha do ciclismo português.

4ª ETAPA 9 Agosto
TRANCOSO – MONDIM DE BASTO, (Srª Graça)
(158,1 Km)


“A encerrar esta primeira fase da competição e a anteceder o dia de descanso, chegamos finalmente ao primeiro dia decisivo da Volta. A ligação Trancoso – Sra. da Graça com passagem por concelhos como Sernancelhe, Moimenta da Beira, Lamego, Régua e particularmente Vila Real. É a partir desta cidade com a travessia do Parque Natural do Alvão que tem uma contagem de primeira categoria e uma vertiginosa descida até Mondim de Basto que irá culminar uma das etapas mais interessantes da corrida. A partir deste dia tudo será diferente e a seguir o pelotão terá direito a um merecido dia de descanso.”

Fonte: Propedalar

Sem comentários: