terça-feira, 3 de novembro de 2009

Parque Eólico do douro Sul, nos concelhos de Moimenta e Sernancelhe

103 novas torres na Serra

O Parque Eólico do Douro Sul consiste na implantação de 103 aerogeradores para produção de energia eólica nas serras de Leomil e da Nave, abrangidas pelos concelhos de Moimenta da Beira e Sernancelhe. Aldeia de Nacomba, Alvite, Ariz, Leomil, Passô, Pera Velha e Sever, no concelho de Moimenta; e Arnas, Cunha, Sarzeda e Sernancelhe, no concelho de Sernancelhe, são as freguesias por onde serão distribuídos os aerogeradores. O proponente do projecto é a empresa “Parque Eólico do Douro Sul, SA”, empresa detida a cem por cento pela “Ventinveste Eólica SGPS, SA”; sendo que a realização do Estudo de Impacte Ambiental, obrigatória neste tipo de projectos, esteve a cargo da “ProSistemas, Consultores de Engenharia, S.A.”. Para além do Parque Eólico propriamente dito, está também em questão a instalação da Linha Eléctrica a 400 kV de interligação do referido Parque à Subestação de Armamar, que irá situar-se nos concelhos de Moimenta, Tarouca e Armamar.

Tal como está referido no Estudo de Impacte Ambiental, o Parque Eólico do Douro Sul será constituído por 103 aerogeradores, cada um com uma potência de 2000 kW, separados geograficamente cerca de 14 quilómetros em duas áreas. Uma dessas áreas foi designada por Subparque Eólico de Moimenta e situa-se nas serras de Leomil e da Nave, no concelho de Moimenta; e outra designa-se por Subparque Eólico de Sernancelhe e situa-se a Este da Serra da Lapa, no concelho de Sernancelhe. No Subparque Eólico de Moimenta prevê-se a instalação de 69 aerogeradores e no Subparque de Sernancelhe de 34.

Para a concretização deste parque será necessário proceder à construção de uma linha eléctrica aérea a 60 kV para transportar a energia eólica produzida no Subparque de Sernancelhe até ao Subparque de Moimenta, a partir do qual se fará a ligação do Parque à rede eléctrica do Sistema Eléctrico do Serviço Público, através de uma Linha Eléctrica aérea a 400 kV até à subestação de Armamar da REN. A linha eléctrica a 60 kV terá cerca de 23 quilómetros de comprimento total, desenvolvendo-se cerca de 9,7 quilómetros no concelho de Moimenta e 13,2 no concelho de Sernancelhe.

Assim, no conjunto dos dois Subparques, prevê-se a instalação de 103 aerogeradores com uma potência total de 206 MW, à qual corresponderá uma produção média anual estimada em 515 GWh. Cada aerogerador é basicamente constituído por uma torre metálica com cerca de 80 metros de altura e uma base de seis metros de diâmetro, que suporta uma hélice de três pás, sendo que cada uma das pás tem um comprimento de 46 metros.

Fonte:naveserra.blogs.sapo

3 comentários:

Hugo Santos disse...

Boas,

Este é um grande projecto para Moimenta e para a Região mas vamos lá ver uma coisa, para além dos benefícios ambientais (óbvios) e das supostas regalias financeiras para as juntas de freguesia, que mais valia terá isto para nós?

Electricidade mais barata? Não me parece...

Resta esperar para ver.

De qualquer maneira é uma grande notícia para todos.


Abraço

amitaf disse...

Boa noite.
A mais valia,está á vista:
A 1a. meio ambiente,(tal como disse)
2a.Trará mais emprego para o Concelho.
E porque não a electricidade mais barata,porque será produzida em Portugal.
Acho que a dependência de outros já é bastante, e se começarmos por algum lado (este por exemplo)será muito bom.
A questão do Lobo-ibérico,se as coisas forem bem cordenadas,podemos ter as 2 coisas.

Graças a Deus,e (que embora isto já venha do outro Executivo)que alguma coisa começa a mexer no Concelho.

Saudações para todos

Hugo Santos disse...

Boa tarde Sra Amitaf,

Muito obrigado pelo comentário mas...fiquei sem perceber onde quis chegar ao meter política neste tema.

Sinceramente acho que meter políticas nestes temas é "estúpido". Ainda para mais dizer o que disse...é que este projecto já é falado à mais de 4 anos...ainda estavam a começar a preparar o terrenos pras 7 eólicas da serra e já se falava deste projecto do grande parque.

Ainda não se falava em eleições autárquicas e já se falava no problema do lobo ibérico.

Agora vem falar-me em política neste assunto???

Existe vida para além da política, acredite.

E quanto à questão dos preços da electricidade agradeço mas fiquei na mesma.

De qualquer forma muito obrigado.

Cumprimentos