quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

«Distrito» - Acidente no IP3 mata mulher que deixa duas crianças órfãs

Ligeiro de passageiros e veículo de transporte de combustíveis colidiram frontalmente

Uma mulher, de 39 anos, mãe de duas crianças, morreu, ontem, terça-feira, no IP3, junto a Tondela, na sequência da colisão que envolveu o ligeiro em que seguia sozinha e um veículo de transporte de gasóleo sem carga. O piso da via estava molhado na altura do embate.

O acidente ocorreu por volta das 14 horas, no Itinerário Principal 3 (IP3), ao quilómetro 102, entre os nós de Valverde e Tondela, envolvendo um ligeiro de passageiros e um veículo de transporte de combustíveis (na altura sem carga) que embateram frontalmente.

A condutora do ligeiro, um Renault Twingo, que seguia sozinha, ficou encarcerada e acabou por morrer no local. "A equipa de socorro fez tudo o que estava ao seu alcance para a reanimar, mas não conseguiu. Pouco tempo depois seria confirmado o óbito", disse ao JN uma testemunha ocular.

A colisão registou-se numa recta, antecedida por uma curva no sentido Viseu/Coimbra, um troço do IP3 conhecido pelo elevado número de acidentes ali registados. As causas estão ainda a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação Criminal da Brigada de Trânsito da GNR de Viseu.

Piso perigoso devido à chuva

Apesar daquele troço ser conhecido como "fatídico", Abel Sarmento, da Brigada de Trânsito, lembra que os acidentes "podem ter diversas causas" e que os condutores "têm de adaptar a sua condição às condições climatéricas".

Na altura do acidente, segundo testemunhas, o piso estava molhado e escorregadio depois de uma manhã particularmente chuvosa.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Tondela (BVT), Alberto Figueiredo, recorda a elevada sinistralidade no IP3, entre os nós de Valverde e Tondela, antes da empresa Estradas de Portugal mandar, há cerca de um ano, colocar pinos a servirem de separador central.

"A maioria dos acidentes que ali ocorriam eram devidos a ultrapassagens perigosas. Uma situação que melhorou substancialmente depois que aquela medida foi posta em prática", confirma Alberto Figueiredo.

A vítima do acidente, Alice Isaura Figueiredo, de 39 anos, casada, gestora de empresas, residente na freguesia de Vil de Soito, em Viseu, deixa órfãs duas filhas de sete meses e oito anos. O seu corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal (IML) a fim de ser autopsiado.

O condutor do veículo de transporte de gasóleo para aquecimento, propriedade de uma empresa da região, que circulava no sentido Coimbra/Viseu, sofreu ferimentos ligeiros.
Fonte:JN

Sem comentários: