sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O 'Parlamento dos Jovens' é uma boa iniciativa

"Das sessões do Parlamento dos Jovens em que participei ontem, nas escolas secundárias com 3.º Ciclo de Vila Nova de Paiva e de Moimenta da Beira, e há 15 dias na de Sátão, pude constatar que os jovens, quer do ensino sásico, quer do secundário, estão muito motivados para os temas em análise e para os problemas da actualidade", disse ontem ao Diário de Viseu o deputado socialista Acácio Pinto.
O tema escolhido para debate no ensino básico foi a 'Educação Sexual na Escola' e para o ensino secundário foi "A República".
As sessões nacionais estão marcadas, respectivamente, para 24 e 25 de Maio, e para 26 e 27 de Abril.
"Quer um quer o outro tema são aliciantes e isso mesmo transpareceu das questões colocadas, que foram as mais diversas: quer sobre os regimes monárquico e republicano, quer sobre os problemas do emprego para os jovens, sobre o combate à corrupção, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas também sobre a vida de um deputado, sobre a forma de chegar a deputado, sobre o vencimento dos deputados e tantas outras coisas", salientou Acácio Pinto.
Para o ex-governador civil do distrito de Viseu "os momentos vividos são de grande relevância, não só no contexto imediato e formativo que representam, mas sobretudo na semente de participação e de intervenção cívica que os mesmos podem representar para o futuro".

Êxito Inequívoco
Nesse sentido, apontou: "A minha sensação é mesmo de que o debate efectuado em cada escola e que há-de levar à eleição dos representantes da escola à sessão distrital e depois à nacional é um forte estímulo e uma excelente experiência no âmbito do jogo democrático que o mesmo encerra."
Indo mais longe, o deputado salientou que "os jovens estão interessados na participação e intervenção cívica e as escolas, pela mão dos professores, estão a fazer um bom trabalho no estímulo e no enquadramento dessa participação que reputo de decisiva para podermos continuar a qualificar a democracia". Para si, "o êxito do projecto é inequívoco, pois, todos os anos tem vindo a aumentar o número de escolas envolvidas". E exemplificou: "Este ano, temos 809 escolas, do Básico e Secundário, envolvidas contra as 642 do ano lectivo anterior!"
Acácio Pinto não deixou de realçar que "está de parabéns a parceria entre a Assembleia da República, as Direcções Regionais do Ministério da Educação e o Instituto Português da Juventude".

Fonte/Autor:DiariodeViseu/SeiadeMatos 19/01/2010

Sem comentários: