quinta-feira, 25 de março de 2010

«Notícias» - Moimenta brilha no Parlamento dos Jovens

Um sucesso retumbante. A fase final distrital do Parlamento dos Jovens, que envolveu 117 alunos de 39 escolas do ensino básico do distrito de Viseu, a mais participada do país, e que decorreu esta segunda-feira, dia 22 de Março, em Moimenta da Beira, teve um vencedor absoluto: os jovens da casa.

Moimenta ganhou em toda a linha. O trabalho que os estudantes apresentaram foi o mais votado - o tema era a Educação Sexual -; a escola que frequentam (Secundária com 3º Ciclo Joaquim Dias Rebelo), foi também a que recolheu mais votos e será uma das cinco que representará o distrito na fase final nacional do concurso (Lisboa a 24 e 25 de Maio) e para a porta-voz foi eleita uma estudante da escola de Moimenta da Beira (Mariana Nascimento).

“Não podia ter corrido melhor para nós”, referiu na cerimónia de encerramento o presidente da autarquia moimentense, José Eduardo Ferreira, que apostou forte na organização do evento.

O Governador Civil de Viseu, Miguel Ginestal, presidiu à cerimónia de abertura, onde esteve também Julieta Sampaio, a mentora do projecto.

A sessão prolongou-se durante o dia todo. Paulo Barradas, deputado da Assembleia da República, presidiu aos trabalhos, impondo ritmo certo e disciplina ao ambiente, por vezes vivo, que se viveu no Auditório Municipal repleto de estudantes e professores.

A defesa na apresentação dos projectos de recomendação elaborados por cada uma das escolas, marcou a sessão. Os alunos, na pele de deputados, aplaudiam ou contestavam os trabalhos. As contestações, sempre fundamentadas, geravam apupos (moderados) ou palmas de apoio de claques organizadas de forma espontânea.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa que promove a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da actualidade. Fonte:cm-moimenta.pt

Sem comentários: