segunda-feira, 5 de abril de 2010

«Arqueologia» - O Pontigo do Manuel da Tecedeira


O Pontigo do Manuel da Tecedeira data dos meados do século passado e deve o seu nome ao construtor. Trata-se de uma estrutura feita à base de grandes lajes de granito que permite a passagem (sobretudo pedonal) sobre a ribeira de Leomil, directamente entre as povoações de Contim (freguesia de São Cosmado, concelho de Armamar) e de Castelo (concelho de Moimenta da Beira).
Do ponto de vista construtivo, é composta por um tabuleiro (pavimento) plano e encurvado, sem guardas laterais, com aproximadamente 25 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura (acima do nível da água). Apresenta seis aberturas irregulares auxiliadas por contrafortes (ou talhamares) toscos, de ambos os lados, para atenuar o choque das águas e, ao mesmo tempo, facilitar o seu escoamento.
Não tem o engenho artístico de outras pontes, mas respeita igualmente a forma do curso de água e as características de um local acidentado e com muita vegetação.
Para além deste pontigo, acresce referir que foram construídas nesta ribeira outras estruturas do género, nomeadamente Penache, Cerdeira, Mercês, Coira, Ribeira do Izo e Lapa que, entretanto, na segunda metade do século XX, não conseguiram resistir à passagem das cheias fluviais.

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: