sábado, 3 de abril de 2010

«Região» - Obras (EN 229) custam 4,7 milhões de euros

EN 229 pronta no Verão

A Estradas de Portugal anuncia que a requalificação da EN 229 ficará pronta em Junho, depois de o secretário de Estado ter garantido que ficaria pronta em Abril.

Mais um atraso.
A requalificação da Estrada Nacional (EN) 229, que liga Sátão a Viseu, só deverá ficar concluída em Junho deste ano. “A Estradas de Portugal prevê a conclusão dos trabalhos para final do primeiro semestre”, anunciou ontem a empresa pública, no seu site
As obras, que abrangem cerca de 15 quilómetros, tiveram início no princípio de 2009, com um investimento inicial previsto de 4,7 milhões de euros. Na altura do lançamento, há precisamente um ano, o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, garantiu que a empreitada ficaria concluída em Abril de 2010. O novo prazo avançado pela Estradas de Portugal representa, desta forma, um novo atraso numa obra há muito reclamada por autarcas e população.
“Não tem sido fácil para as pessoas, quer pelo tempo que demoram a percorrer escassos 17 quilómetros, quer pelo piso, que às primeiras chuvas fica completamente degradado”, declarou, na altura, o presidente da Câmara Municipal de Sátão.
Alexandre Vaz considerou que a beneficiação da EN 229 é “uma solução de remedeio” e que o que é preciso é “a ligação com quatro faixas”, atendendo ao fluxo de 10 mil viaturas por dia.
A requalificação da EN 229 vai beneficiar não só as populações dos concelhos do Sátão e de Viseu, mas também de outros a Norte, como Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono. Com o objectivo de melhorar as condições de circulação e segurança, será rectificado o traçado no Fojo, uma zona com elevado índice de sinistralidade, construídas cinco rotundas e reforçado todo o pavimento.
Em fase de estudo está ainda a futura variante que se será alternativa à EN 229, ligando à A25, e que terá um custo estimado em 15 milhões de euros.
Fonte: asbeirasonline

Sem comentários: