sexta-feira, 10 de setembro de 2010

«Desporto» - 1.200 pessoas a praticar desporto em Viseu

A partir das 9h30 e até ao final da tarde, cerca de 1.500 pessoas estarão, amanhã (Sábado, 11 Setembro), a praticar nove modalidades desportivas, no âmbito da 12.ª edição das Olímpiadas da Amizade Carlos Costa.
Trata-se de um projecto intermunicipal da responsabilidade dos municípios de Viseu, Tondela, Nelas, Vouzela, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Lamego, precisamente os que realizaram os conhecidos Jogos Desportivos. Com o estatuto de observadores e com a especial colaboração da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, estarão os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Moimenta da Beira e Penedono. Guilherme Almeida, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, lembrou, na apresentação do evento de amanhã, que o objectivo das Olimpíadas "é a continuação dos Jogos Desportivos que se realizaram em nove concelhos do distrito de Viseu, e que movimentaram mais oito mil pessoas (atletas), sendo que só os de Viseu tiveram a participação de cerca de três mil".
O autarca adiantou que nas nove modalidades (atletismo, andebol, Basquetebol 3x3, boccia, futebol de sete, futsal, natação, orientação e ténis de mesa) vão estar envolvidos 1.298 atletas e 201 dirigentes, "o que exige um enorme esforço e a existência de espaços onde vão decorrer todas as actividades, permitindo aos jovens competir, conviver e divertir".

Visão alargada
Joaquim Escada, que lidera a Comissão de Coordenação e Controlo das Olimpíadas, elogiou o projecto intermunicipal, por considerar que "é uma visão mais larga para um evento desportivo de grande dimensão". "A 12.ª edição das Olimpíadas da Amizade Carlos Costa tem uma parceria nova e que lhe dá mais força", sublinhou.
Já o presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carlos Marta, elogiou "os que conseguiram reunir as condições para continuarem o projecto, apesar das dificuldades financeira por que passam as autarquias", tendo sido, por isso, que "a Comunidade Intermunicipal vão contribuir com um apoio financeiro de 20 mil euros, por considerar que as Olimpíadas permitem e contribuem também para unir a Comunidade, reunindo estruturas a vários níveis".
Américo Nunes, vice-presidente da Câmara de Viseu, destacou, por seu lado, a importância da Comunidade Intermunicipal, como motor de desenvolvimento concertado, lembrando que foram as câmaras de Viseu e Tondela as primeiras a dar o passo para a sua formação. Acrescentou que o mesmo pode ser o embrião para uma área com uma dimensão ainda mais alargada.
A recepção aos representantes dos nove concelhos vai acontecer no Solar do Vinho do Dão (Fontelo), estando o início das várias competições previsto para as 9h30.
A cerimónia de encerramento, acontecerá pelas 18h30 no Complexo Desportivo do Fontelo, seguida de jantar com todos os participantes.
Fonte: Diário de Viseu

Sem comentários: