terça-feira, 28 de setembro de 2010

Doentes da Pesqueira também vão ser atendidos em Moimenta

As urgências do Centro de Saúde de S. João da Pesqueira, que funcionam entre a meia-noite e as oito horas da manhã, encerram dia 15 de Outubro. Resultado: todos os doentes daquele concelho que necessitem de cuidados médicos naquele horário, serão reencaminhados para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moimenta da Beira, que já atende à noite os utentes de Tabuaço, Sernancelhe, Penedono e, claro, os de Moimenta da Beira.
O director-executivo do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Douro Sul, José Carlos Carvalho, justifica o encerramento nocturno do SAP pesqueirense com o "movimento diminuto" traduzido numa média "1,4 consultas por noite", sendo que "o INEM tem apenas dois a três casos por semana no concelho".
Acresce que aquele Centro de Saúde só tem quatro médicos, quando "no mínimo devia ter cinco". Por essa razão, ao longo dos últimos três meses, o SAP chegou a estar encerrado durante alguns períodos do dia.
"É complicado colocar quatro médicos a fazer cobertura das oito às 20 horas, de segunda a sexta-feira", acentuou.
Durante a noite só havia "Urgência" graças a serviços prestados por médicos de fora. Mesmo assim, "obrigava a uma ginástica muito grande para manter o SAP a funcionar".
O director-executivo releva as melhores condições oferecidas pelo SUB de Moimenta da Beira. Funciona 24 horas por dia com dois médicos e dois enfermeiros em regime de permanência, tem salas de observação e reanimação, Raio X, pequena cirurgia, entre outros. (Rui Bondoso)

Sem comentários: