quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mário Soares em Moimenta

O antigo presidente da República, Mário Soares, está dia 13 de Setembro em Moimenta da Beira para participar numa conferência inserida nas comemorações do Centenário da República, organizada pela autarquia, em parceria com o Governo Civil de Viseu.


Na mesa, ao lado do fundador do PS, vai sentar-se também Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor Aquilino Ribeiro e primeiro presidente eleito da Câmara Municipal de Lisboa.
A iniciativa terá lugar na Casa-Museu Aquilino Ribeiro, em Soutosa, sede da Fundação com o nome do escritor, a partir das 21 horas.
Os dois conferencistas falarão da importância de Aquilino Ribeiro e Acácio Gouveia na consolidação da República saída do golpe de 5 de Outubro de 1910. E esmiuçarão os percursos cívico e de intervenção política de ambos.
Aquilino Ribeiro, que cresceu e viveu períodos importantes da sua vida literária em Soutosa, sentiu intensamente a República, desde o seu advento à empenhada participação nos diversos movimentos da sociedade civil e política, até ao dia do seu desaparecimento, a 27 de Maio de 1963.
Acácio Gouveia, advogado, natural de Caria, Moimenta da Beira, foi outro republicano de cepa. Oposicionista de Salazar, candidadou-se duas vezes a deputado e foi um dos principais responsáveis do Movimento de Unidade Democrática (MUD). Nos anos 60, chegou a estar preso com Mário Soares, acusado de crimes contra a segurança do estado. Faleceu em Lisboa no dia 17 de Dezembro de 1974, pouco mais de sete meses depois da Revolução dos Cravos.
Fonte: Notícias do Douro

Sem comentários: