quinta-feira, 12 de maio de 2011

«Divulgação» - O Sagrado e o Profano em Choque no Confessionário. O delito de solicitação no Tribunal da Inquisição. Portugal 1551-1700

O mais recente livro do nosso colaborador Jaime Ricardo Gouveia será apresentado no próximo dia 20 de Maio (6ª Feira), às 21:30, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira.

Fica aqui uma descrição do livro, retirada do site da editora Polimage.

Este livro, alicerçado em ampla e segura pesquisa de documentação inquisitorial, bem como num grande domínio da produção historiográfica do campo em que se situa – e a abertura do autor às historiografias espanhola, italiana e brasileira constitui outro mérito da obra –, propõe um roteiro indagativo construído a partir de uma problematização acertada e abrangente sobre a história da vigilância dos inquisidores à actividade da confissão, através do diligente cuidado que tiveram para evitar que este sacramento fosse corrompido. [...]Mas este livro, ao abordar e reconstruir a partir de fragmentos de depoimentos dos protagonistas de centenas de casos de solicitação, fornece ainda informações da maior relevância não só para um mais amplo conhecimento da história da Inquisição, mas também da história religiosa.


José Pedro Paiva

(do prefácio)


Sem comentários: