quarta-feira, 1 de junho de 2011

«Agricultura» - Tomate, vinha e maçã ameaçados por causa do mau tempo

Regiões de Viseu e Ribatejo têm sido afectadas pela chuva e granizo. Os estragos ainda não estão contabilizados, mas o Ministério da Agricultura já prometeu intervir.

O mau tempo dos últimos dias na região de Viseu está a provocar danos irreparáveis em várias explorações agrícolas. A queda diária de chuva e granizo está a afectar, sobretudo, os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Lamego.
"Vinha e pomares de Viseu destruídos", garantem agricultores
João Silva, gestor da cooperativa agrícola de Moimenta da Beira, diz que a situação "está a provocar prejuízos enormes, essencialmente na vinha e pomares".

No Ribatejo, é a produção de tomate que está em risco. Luís Mira, da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), explica que o "tomate ficou completamente inundado e não há possibilidade de recuperar". Os prejuízos são na ordem "dos três mil euros por hectare", refere.
CAP: Muitos agricultores ainda não tinham seguros feitos, perda é total
Em muitos casos, os seguros não estavam feitos, porque "as pessoas estavam ainda a plantar o tomate e é evidente que ninguém vai fazer seguros todos os dias, ao fim do dia, quando acaba de plantar - espera-se que plante toda a área, para fazer o seguro a seguir", explica Luís Mira. "Muitas pessoas foram apanhadas nessa situação e essas têm uma perda total", conclui.

Reportagens audio AQUI

Fonte: RR.pt

Sem comentários: