domingo, 26 de junho de 2011

«Protecção Civil» - Muito calor e risco máximo de incêndio

Treze concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria apresentam este domingo um risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

As temperaturas também vão atingir valores muito elevados em todo o país: Beja, Évora e Setúbal podem chegar aos 40 graus.

De acordo com o IM, os concelhos de Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Sernancelhe (no distrito de Viseu), Aguiar da Beira e Trancoso (na Guarda), Oleiros e Sertã (em Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos (em Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis (Coimbra) são os que apresentam risco máximo de incêndio.

Todos os distritos, à excepção do de Lisboa, apresentam vários concelhos com risco muito elevado de incêndio, com maior incidência nas regiões do Norte e do Centro do país.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre «reduzido» e «máximo». O seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13h, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a informação disponibilizada pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na sexta-feira foi o dia com maior número de fogos desde o início do mês, tendo-se registado 280 incêndios florestais, que foram combatidos por 2.860 bombeiros, apoiados por 782 veículos.

A ANPC alertou na quarta-feira para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido ativar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12:00 de quinta-feira e as 20:00 de segunda-feira.

Temperaturas sobem aos 40 graus
De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), as temperaturas máximas vão subir aos 40ºC em Beja, Évora e Setúbal, enquanto Santarém espera 39ºC.

Lisboa, Portalegre e Castelo Branco deverão registar 38ºC, mais um grau que em Bragança e Braga. Coimbra e Vila Real poderão marcar 36ºC, enquanto Leiria terá 35ºC.

Em Viseu os termómetros deverão marcar 34ºC. Viana do Castelo e Porto terão temperaturas mais amenas - 30ºC - e Aveiro registará 29ºC.


Índice ultravioleta no valor máximo
O IM prevê ainda um índice ultravioleta no seu valor máximo para Lisboa, Sines e Funchal, enquanto no restante país os índices oscilam entre 8 e 10, considerados «muito altos».

Fonte: TVI24

1 comentário:

MoimentaNaNet disse...

Está aí a época crítica dos incêndios florestais.

Nunca é demais relembrar, em caso de incêndio ligue 112 ou 117 (Ou contacte os BV locais).

Um alerta de incêndio atempado pode salvar hectares de floresta, não deixe o alerta para os outros, "O socorro começa em si".