quinta-feira, 21 de julho de 2011

«Região» - Baga de sabugueiro é produto de excelência

Serão duas mil toneladas de bagas negras de sabugueiro, que os produtores do Douro Sul vão exportar a médio prazo para a Alemanha. Recentemente, uma delegação portuguesa conseguiu assegurar o escoamento da totalidade da produção para o principal país importador. 

As exportações são “exclusivamente para a Alemanha” e poderão render a médio prazo cerca de seis milhões de euros por ano. A exportação da baga é feita há 40 anos para o grupo alemão Dinter, um dos maiores produtores de sumos concentrados da Europa.

“O aumento das exportações deve-se ao elevado grau de qualidade do nosso produto e ao consequentemente aumento da produção”, sublinhou ao Boas Notícias, Mário Teixeira, autarca de Tarouca e também dirigente da Organização de Produtores Agrículas de Varosa (OPAV).

Embora Portugal dispute o mercado com outros países como a Bulgária, República Checa, Hungria e Polónia, o produto de Varosa continua a ser preferido pela Alemanha.

Excelência reconhecida internacionalmente

“A baga de sabugueiro da região Távora e Varosa é a melhor produção da Europa com qualidade de excelência reconhecida internacionalmente”, devido, sobretudo, "às condições climatéricas que lhe conferem um grau adoçante muito acentuado, opção determinante na opção de compra por parte da indústria alimentar", explica Mário Teixeira.

Para os produtores do Douro Sul – Tarouca, Lamego, Armamar, Tabuaço e Moimenta da Beira - este negócio representa um acréscimo de rentabilidade, uma vez que o preço por quilo tem vindo a subir, estando atualmente nos 38 cêntimos. 

Fonte: boasnoticias.pt

Sem comentários: