segunda-feira, 21 de novembro de 2011

«Evento» - Douro Sul debateu problemas da região

As II Conferências do Douro Sul, que decorreram esta sexta-feira, 18 de Novembro, em Lamego, puseram a nu os problemas da região. As diversas intervenções de autarcas e associações de desenvolvimento do Douro versaram um tom quase sempre pessimista relativamente ao futuro da região e bastante hesitante no que à reorganização administrativa do território diz respeito. Do congresso ficou também a proposta do autarca de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, para que a iniciativa adquira nas próximas edições uma dimensão internacional.

No discurso da manhã o edil de Moimenta lembrou ser essencial tirar partido do potencial da região, dando como exemplo as 120 mil toneladas de maçã produzidas, com um rendimento superior a 60 milhões de euros, ou ainda os "melhores espumantes do país".

Num auditório apinhado, e com a ordem de trabalhos pautada pela ausência da secretária de Estado do Turismo Cecília Meireles, sobressaíram os problemas da região (entre eles o desemprego, perda de população, falta de iniciativa, inexistência do sector secundário, pouco poder de compra, crescente desvalorização do valor da marca Vinho do Porto) que convergiram no alerta do presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes: “O Douro está a um passo do abismo e a tendência é dar um passo em frente”.

A tarde trouxe um debate acesso sobre a reforma administrativa e a reorganização do território, com o autarca de Lisboa, António Costa, a marcar presença. Foram muitas as questões endereçadas ao secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Simões Júlio, sobre um tema que ainda suscita muitas dúvidas nos presidentes de junta.

As conferências do Douro Sul realizam-se anualmente e são promovidas pela Associação de Municípios do Vale do Douro Sul, da qual faz parte a autarquia de Moimenta da Beira, pretendendo constituir um espaço de reflexão a nível regional sobre os desafios que o mundo rural enfrenta. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: