sábado, 7 de janeiro de 2012

«Notícia» - Peva de Almeida prepara geminação com Peva de Moimenta da Beira

Aldeias com o mesmo nome estudam aproximação

As duas aldeias do País com o nome de Peva, uma no concelho de Almeida e outra no concelho de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, preparam a assinatura de um acordo de geminação.
O primeiro passo foi dado pela Associação dos Amigos de Peva (AAP), de Almeida, que convidou a direcção da Associação de Baldios Terras de Aquilino Ribeiro, de Peva, de Moimenta da Beira, a visitar a Freguesia. A visita aconteceu no dia 18 de Dezembro, com a presença de uma comitiva de 9 elementos da aldeia do distrito de Viseu.
José Escaleira, presidente da direcção da AAP, contou ao jornal A Guarda que foi a sua Associação que tomou a iniciativa de propor a geminação com a outra aldeia de Peva, tendo contactado uma associação local. No entanto, assinalou que o projecto também envolve as respectivas Juntas de Freguesia e, numa fase posterior, as Câmaras Municipais. “A ideia surgiu com o objectivo de, numa primeira fase, explorar pontos que ligam as duas localidades que têm a mesma designação. Iremos fazer uma pesquisa histórica sobre pontos convergentes, para perspectivar um futuro de apoio mútuo”, explicou. Referiu que também é considerado pelos responsáveis das duas Associações que “as experiências de uns poderão servir de exemplos para outros, com o objectivo de corrigir alguns erros em processos a desenvolver no futuro, como o apoio à terceira idade, onde nós somos um exemplo e eles estão a começar a dar os primeiros passos”.
Na deslocação ao concelho de Almeida, a comitiva da aldeia do concelho de Moimenta da Beira participou na festa de Natal do Lar de Idosos, foi recebida na Junta de Freguesia, visitou a aldeia e a vila de Almeida.
Segundo José Escaleira, o presidente da Câmara Municipal de Almeida já se mostrou disponível para, numa segunda fase, “se associar a esta iniciativa” relacionada com a geminação de duas aldeias que têm o mesmo nome. Em Fevereiro deverá deslocar-se uma comitiva de Peva (Almeida) à congénere do concelho de Moimenta da Beira, “porque aquilo que conhecemos é através da Internet e das redes sociais”, disse o dirigente.
José Escaleira referiu que as duas Freguesias também já lançaram o repto para que seja criado “um prémio a atribuir a trabalhos de investigação”, destinado aos alunos das escolas de um e de outro concelho.

Fonte: Jornal A Guarda

Sem comentários: