sexta-feira, 13 de julho de 2012

«Divulgação» - Feira de Caça da Nave em Alvite

Estreou-se apenas há um ano e conquistou logo o estatuto de a maior Feira da Caça de todas as que se realizam de entre Douro e Mondego. A garantia é dos organizadores, que estão a preparar uma segunda edição ainda maior e mais diversificada. "Vai ser de excelência", assegura Rui Clemêncio, presidente da direcção da Associação de Caçadores de Alvite, a entidade promotora.
O programa ainda não está fechado, apesar do certame estar já à porta, mas promete sucesso pelas novidades que comporta o cartaz. A II Feira de Caça da Nave, em Alvite, realiza-se no fim-de-semana de 21 e 22 de Julho. Dois dias, em vez de um, e mais de uma dezena de actividades programadas, algumas pioneiras no país, como a prova de trabalho de cães coelheiros; e outras inovadoras, como a corrida de galgos, a largada de perdizes e o concurso do melhor exemplar canino da feira. Há ainda outra novidade: a libertação de um falcão, ave de rapina, um dos animais mais velozes do mundo. Em voo picado chega a atingir velocidades superiores a 300 Km/hora.
De resto, o cartaz volta a contemplar espaços expositivos, todos ligados à actividade cigética, venda de cães (o ano passado estiveram mais de 300), uma mostra da fauna selvagem com o coelho bravo, a perdiz vermelha e o javali.
O presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, que presidirá à cerimónia de abertura, sublinha que o certame valoriza acima de tudo os recursos do território. “A caça é um bem económico com um valor significativo e um factor de valorização da nossa zona. Temos belíssimas serras, temos de aproveitar os nossos recursos e integrá-los nos roteiros turísticos”, enfatiza o autarca.


Sem comentários: