domingo, 12 de maio de 2013

«Saúde» - CDS questiona ministro da Saúde sobre extensão de Leomil, em Moimenta da Beira

O deputado do CDS/PP Hélder Amaral questionou o ministro da Saúde sobre a possibilidade de encerramento da extensão de saúde de Leomil, no concelho de Moimenta da Beira, que tem estado a preocupar a população.

O presidente da concelhia de Moimenta da Beira do CDS/PP, Cristiano Coelho, reuniu no início da semana com o deputado eleito pelo círculo de Viseu sobre a situação da extensão de saúde, tendo este dado entrada, na quarta-feira, com uma pergunta na Assembleia da República.

No documento, o deputado explica que Moimenta da Beira é um concelho do interior do país servido “por um centro de saúde que beneficia uma série de utentes de vários concelhos” e que “as populações de Alvite, Leomil, Sarzedo e Sever têm sido acompanhadas na extensão de saúde de Leomil”.

“O CDS-PP sabe que se está – e bem – a proceder à atualização dos ficheiros de utentes nas unidades de saúde do país, por forma a eliminar os ‘utentes fantasma’”, refere.

No entanto, segundo Hélder Amaral, tem sido veiculada junto da população “a informação de que estes contactos feitos aos utentes se devem ao provável encerramento” da extensão de saúde de Leomil.

“Há muitos populares que se têm apresentado na Junta de Freguesia de Leomil manifestando preocupação com o assunto e com receio de perderem o serviço da extensão de saúde”, sublinha.

O deputado alerta que “Leomil, Alvite e Sever têm centros de acolhimento de idosos para os quais esta unidade de saúde é importante” e que muitos dos idosos que os não frequentam “têm dificuldades a nível de mobilidade e, por isso mesmo, sentir-se-ão esquecidos”, caso o encerramento do serviço se confirme.

Com o objetivo de esclarecer a população, Hélder Amaral perguntou ao ministro da Saúde se a atualização de ficheiros põe em causa “o normal funcionamento daquela extensão de saúde” e se “as várias alterações que têm sido perspetivadas para a saúde, bem como as avaliações locais, visam de alguma forma o encerramento ou redução dos serviços” daquela unidade.
Fonte: Asbeiras.pt

Sem comentários: