sexta-feira, 18 de outubro de 2013

«Notícia» - Originalidade e tamanho premeiam abóboras em Moimenta da Beira

Rosária tem as abóboras mais originais, só graças à “providência divina”. Vencedores recebem vales de 20 euros para utilização em produtos à venda na Feirinha da Terra.


A autarquia de Moimenta da Beira promove, no sábado, um concurso para escolher a abóbora de maior diâmetro, a mais pesada e a de formato mais original. O desfile vai fazer-se na Feirinha da Terra.

Rosária Almeida, de 62 anos, não está preocupada com o tamanho, porque sabe que tem as abóboras mais originais.

“Esta foi uma das que ganhou no ano passado o prémio pela originalidade. Tem este formato muito engraçado, que a gente diz que é a abóbora das maminhas”, afirma em tom de brincadeira.

Mas qual o segredo para tanta originalidade? Não há. “É a providência divina que se encarrega das coisas”, garante à Renascença. E dá trabalho? É simples: “Deito-as para a terra, sacho a terra, rego-as e, antes de as deitar à terra, deito-lhe estrume, claro", esclarece Rosália, com a maestria de quem domina o assunto.

A agricultora não vive só da beleza das abóboras. Usa-as também para “doce, filhós, tarte de abóbora e natas, e na sopa, porque tem muita vitamina e é muito boa”.

Hoje, Moimenta da Beira escolhe as melhores abóboras. Os produtores vencedores são brindados com vales de 20 euros para utilização em produtos à venda na Feirinha da Terra.

Trata-se de um prémio simbólico, porque a intenção do concurso é outra, diz o autarca de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira: “Serve para dizermos às pessoas que vale a pena continuarem a ter os melhores produtos da terra, porque têm quem os consuma e que vale a pena também do ponto de vista do rendimento.”

As abóboras vão desfilar perante o júri e as espécies distinguidas vão ficar expostas no átrio do edifício dos Paços do Concelho.

O concurso começa às 9h00, no espaço do mercado municipal.
Fonte: RR.pt

Sem comentários: