sexta-feira, 4 de outubro de 2013

«Saúde» - Um dos melhores SUB do país

O secretário de estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, que ontem, quinta-feira, 3 de Outubro, inaugurou oficialmente o novo edifício do Serviço de Urgência Básica, em Moimenta da Beira, elogiou os serviços e disse tratar-se de “um dos melhores SUB do país”. Ainda assim, o governante prometeu dotar a estrutura de mais equipamento, dando resposta à coordenadora do SUB, a médica Elisa Bento da Guia, que falou da necessidade de apetrechar as áreas da gasimetria e da radiologia. “Vamos saber corresponder na hora certa”, prometeu o governante cujo nome ficou gravado na placa que foi descerrada na sala de entrada do edifício.

Na visita que foi feita aos espaços, coube a vez ao presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, garantir a contribuição necessária para a adaptação de um terreno anexo ao SUB que permita ao helicóptero do INEM pousar e levantar. “É seguro que o vamos fazer, para o bem de todos”, sublinhou o autarca que falou da importância do SUB em Moimenta da Beira. “Em quatro anos registaram-se 80 mil atendimentos”, enfatizou.

O Serviço de Urgência de Moimenta da Beira assegura o atendimento 24 horas por dia, com dois médicos e dois enfermeiros em permanência, bem como serviços de radiologia e análises clínicas. E cobre a área geográfica de cinco concelhos: Moimenta da Beira, Tabuaço, Sernancelhe, Penedono e S. João da Pesqueira que, em conjunto, representam uma população aproximada de 35 mil pessoas.

Funcionam no distrito de Viseu, além de Moimenta, os SUB de S. Pedro do Sul, Tondela, Lamego e Cinfães.
Fonte: CMMB

Sem comentários: