sábado, 2 de novembro de 2013

«Arqueologia» - Granja do Paiva



A Capela dedicada a São Barnabé, um dos setenta discípulos de que fala o Evangelho, é o principal monumento da aldeia que, pelo seu tamanho, facilmente se confunde com uma igreja.
Designado apóstolo pelos próprios Atos, embora não fizesse parte dos Doze, São Barnabé foi escolhido para a evangelização de Antioquia, antiga cidade em território turco. Escritos apócrifos descrevem o seu martírio por volta do ano 70 depois de Cristo, em Salamina (ilha grega), quando os judeus da diáspora o apedrejaram.

Até ao momento é no lugar da Laja Velha que encontramos os vestígios arqueológicos mais antigos de Granja do Paiva, a localidade da freguesia de Caria[1] com vista privilegiada para a penedia granítica da Nave. Trata-se nomeadamente de dois túmulos[2] escavados na rocha, datáveis da Idade Média.
Como o nome[3] indica, o rio Paiva passa pelas suas terras que, desde tempos muito antigos, têm sido granjeadas[4].
Nunca chegou a ser uma povoação numerosa. No ano de 1527 contava apenas com treze moradores e em 1758 reunia vinte casas e sessenta e três habitantes.
Mas continua, sem dúvida, atrativa!

Publicado no Jornal Beirão (112.ª edição)

Autor: José Carlos Santos


[1] Granja do Paiva pertence a Caria, desde quando esta constituiu concelho.
[2] As estruturas tumulares encontram-se, entretanto, já sem a respetiva cobertura. Uma apresenta forma ovalada (cujo interior atinge 1,86 m de comprimento) e a outra tem configuração humana (interior: 1,72 m de comprimento).
Mais afastado da aldeia, no lugar da Abrengueira, próximo do limite do município moimentense com o de Sernancelhe, existe outro pequeno conjunto de sepulcros que, contudo, não é possível observar, neste momento, devido à densa vegetação aí existente. Assim como no sítio da Dajoana, nas imediações de uma pedreira entre a povoação de Granja do Paiva e a estrada que liga Senhor dos Aflitos (outro lugar pertencente à freguesia de Caria) ao concelho de Sernancelhe, se encontra uma sepultura antropomórfica.
[3] Uma granja constituía uma unidade de exploração estabelecida no âmbito monástico (cisterciense), orientada especialmente para a produção agrícola, dando origem à fixação da população, nomeadamente a pequenos povoados como este.
No território nacional são inúmeras as localidades com esse nome. No concelho de Moimenta da Beira temos ainda: Granja dos Oleiros e Granjinha.
[4] Por algum tempo, as suas terras estiveram inclusive sob a jurisdição da Universidade de Coimbra, como se pode constatar pela respetiva marcação, quer em rochas quer em blocos graníticos afeiçoados (alguns deles já reaproveitados para outros fins), nos seguintes lugares: De Conde de Cima (2 marcações), Rua das Laijas (1), Rua da Rita (1), Lameiro Longo (1), Vale do Paiva (1), Corga Longa (2), Barreiro (1), Barreiros (1), Laijinhas (1) e Dajoana (5).

Sem comentários: