quinta-feira, 19 de junho de 2014

«Notícia» - Moimenta da Beira projeta investimento de 900 mil euros para combater incêndios

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, explicou à agência Lusa que está prevista "a limpeza de um conjunto de linhas da rede primária, para impedir que os incêndios se propaguem indefinidamente".
"Quando os incêndios estão a lavrar, ou temos áreas onde seja possível pará-los ou é difícil fazer a contenção das chamas", justificou.

Com a execução deste projeto, a autarquia pretende intervir em 453,43 hectares, resultantes das áreas de faixas a criar na rede primária (384,79 hectares), dos mosaicos de parcelas de gestão de combustível (64,95 hectares) e das faixas de proteção aos pontos de água (3,69 hectares).
No âmbito do projeto, será beneficiada a plataforma de 14,26 quilómetros de caminhos inseridos na rede primária e a plataforma de 117,26 quilómetros de caminhos que lhes dão acesso.

José Eduardo Ferreira avançou que haverá também intervenções ao nível dos pontos de água, "que permitirão o abastecimento dos meios aéreos e dos bombeiros durante o combate aos incêndios".
Nas localidades de Segões e de Peravelha serão construídos dois pontos de água, com uma capacidade de armazenamento de três mil e de seis mil metros cúbicos.
Serão também beneficiados os pontos de água localizados nas freguesias de Alvite e Leomil, ficando com uma capacidade de armazenamento de 750 e 1.600 metros cúbicos.

O autarca admitiu que, ao avançar apenas agora para o concurso público, já pouco será feito para prevenir os incêndios deste verão.
"Já não conseguiremos fazer um trabalho que seja muito significativo para prevenir os incêndios deste ano, mas a vida continua e previnem-se os dos próximos anos", considerou.
Com este projeto, a Câmara não pretende apenas proteger as áreas florestais com o objetivo de obter material lenhoso, mas também contribuir para a valorização ambiental e paisagística e para a melhoria da qualidade de vida das populações, numa região que tem um índice elevado de desertificação e de emigração. 
Fonte: RTP.pt

Sem comentários: