sábado, 23 de agosto de 2014

«ExpoDemo 2014» - Teatro e ópera de rua inspirados na maçã

É um espectáculo criado para a Expodemo 2014 pela companhia de teatro de Lisboa “Artelier?”, que preencherá a noite de 20 de setembro (sábado). Uma encenação que convoca os símbolos de Moimenta da Beira (ALTAR DA MAÇÂ) para uma criação artística onde participam, entre os actores profissionais, o rancho, o grupo de teatro da escola e um grupo de estudantes da escola profissional. Os convidados especiais este ano são uma orquestra filarmónica. 

“Altar da Maçã, do Sagrado ao Profano” é uma encenação que inclui fogo-de-artifício, vídeo mapping, teatro e ópera de rua. Tudo em dois actos, sendo o primeiro intitulado o ‘fascínio da Luz negra’ (teatro de luz negra e mímica), e o segundo um momento de teatro vertical com personagens e cenários verticais suspensos a sobrevoarem a assistência.
As artes de rua são a marca desta plataforma sob a coordenação de Nuno Paulino. E a “Artelier?” é um colectivo nacional que se dedica ao teatro participativo e à procura de diálogo entre a ficção, o folclore e as novas tradições no espaço publico, que se tem articulado com a “Expodemo – Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região”, que vai decorrer em Moimenta da Beira de 19 a 21 de setembro de 2014. A edição de estreia do certame aconteceu em 2012.

“Altar da Maçã, do Sagrado ao Profano”:
Dramaturgia urbana e coordenação – Nuno Paulino
Produção executiva – Fernanda Poeira
Assistência, encenação e textos: Afonso Guerreiro
VídeoMapping – guião e copyright – Nuno Paulino
Vídeo mapping artist – Henrique frazão / Filipe R.
 Produção: Artelier? – Centro de Criação da Plataforma das Artes de Rua – 2014

Do programa constam ainda as seguintes oficinas:
- Oficinas de Teatro de Rua – APAGÂO – (Luz e teatro de rua) formação com jovens e inclusão dos mesmos na performance;
- Oficinas de cenografia e pintura Luz Negra – APAGÂO – (Luz e teatro de rua e fogo de artificio) formação com jovens, escolas de design e inclusão dos mesmos na performance;
- Participação – Ensaio do Rancho Folclórico e Filarmónica.
Fonte: Local.pt

Sem comentários: