terça-feira, 15 de setembro de 2015

«Alerta» - Previsão de temporal esta terça e quarta-feira

Os dados mais recentes mostram que o dia desta terça-feira e a madrugada para quarta, dias 15 e 16, deverão ser afectados pela passagem de uma depressão ativa, que deverá trazer neste período vento por vezes forte e bastante precipitação. A previsão é da Ibermeteo.

Assim, entre o final da manhã de terça e a madrugada de quarta, espera-se vento por vezes forte e com rajadas que podem atingir os 80-90 km/h, sendo que nas zonas mais altas da região, como S. Martinho, Alvite, Peravelha, Paraduça, Caria, S. Torcato e Serra de Leomil, os valores de rajada máxima poderão aproximar-se dos 100 a 110 km/h.

Quanto à precipitação, esta poderá também ser algo intensa, sobretudo na noite de terça para quarta, período em que se podem verificar acumulados superiores a 10 ou mesmo 20 mm em menos de 3 horas. O acumulado total, em 48 horas, entre terça e quarta-feira também deverá ser elevado e poderá rondar/superar os 50 mm.

Tendo em conta este padrão, recomenda-se especial atenção e cuidado para os efeitos adversos que poderão ser causados pelo mau estado do tempo, tais como a possibilidade de queda/voo de ramos, objectos soltos/em suspensão, por ação do vento forte previsto. Especial atenção igualmente para a precipitação que, podendo registar acumulados elevados em períodos de tempo relativamente curtos, poderá causar algumas inundações.


Sem comentários: