sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

«Divulgação» - “Queima do Velho” dá boas-vindas a 2016, em Moimenta da Beira

É um ritual pagão que se cumpre há anos, em Moimenta da Beira, na noite da passagem de ano, e que se repetirá na noite de 31 de dezembro de 2015. 
A cerimónia inclui cortejo fúnebre, com o velho (de palha) no esquife, um falso padre e as luminárias a ‘pingarem’ fogo. Tudo com música a preceito a ditar o ritmo e as carpideiras da ordem num berreiro pelo lusco-fusco fora. O povo, esse vai-se juntando ao longo do percurso e acompanha a marcha do princípio ao fim. O fogo ao velho é lançado logo que começam a ‘estalar’ as doze badaladas do relógio da torre da igreja matriz da vila. A organização é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, com o apoio da Junta de Freguesia e da Cooperativa Agrícola do Távora.
O cerimonial começa às 22h30, na Portelinha/Arrabalde, onde se juntam os figurantes, e a saída do velho acontece meia hora depois. O percurso, em cortejo, atravessa as principais ruas da vila e chega minutos antes da meia-noite à Fonte de S. João, no Arrabalde, onde já ardem cepos de madeira que queimarão o velho de palha em segundos, mal seja lançado.
Para o ritual, a organização sugere que o povo traje roupa velha e vestida ao contrário. E que leve também espumante e bolo-rei para a festa que se seguirá depois da meia-noite.
A queima do velho é uma tradição celebrada como rito de passagem que simboliza a morte do ano velho, o fim do ano, e a entrada do novo.
Fonte: CMMB

Sem comentários: