quarta-feira, 11 de maio de 2016

«Divulgação» - Ajudar a travar a praga da vespa das gralhas do castanheiro

O Ministério da Agricultura, através da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), vem informar que nos concelhos de Valpaços e de Vinhais foram, muito recentemente, detetados dois focos de vespa das galhas do castanheiro em plantações recentes (2015/2016). E, por isso, emitiu a seguinte nota:
“As galhas foram destruídas de imediato, pelo que ainda existe uma possibilidade de não ocorrer a expansão da praga e deste modo não haver consequências na produção de castanha. No entanto, estes locais continuarão a estar sob vigilância, particularmente durante este mês de maio, antes da saída das vespas adultas, de modo a continuamente serem cortadas e destruídas novas galhas que vão surgindo.
Face à perigosidade e dado que os estados fenológicos das novas plantações de castanheiro, já permitem observar a presença de galhas, alertamos todos os envolvidos nesta cultura, para procederem de imediato à vigilância das suas plantas e no caso de observação dos sintomas característicos, cortarem de imediato as galhas, antes da saída dos insetos adultos, destruí-las pela queima ou simplesmente enterrá-las. Este procedimento deve ter um caráter semanal.
Ao verificar a presença da praga, comunicar urgentemente à DRAPN pelo telf. 229 574 010 ou preferencialmente para o mail: amaliaxavier@drapnorte.pt
Apela-se a uma intensa divulgação desta informação, pois só com a colaboração de todos será possível travar a entrada e dispersão da vespa das galhas do castanheiro na vossa região. Em anexo vai um cartaz de alerta, que pedimos seja divulgado e afixado em locais de acesso público, e um folheto informativo (frente e verso), prontos para impressão e distribuição em pontos fulcrais como: Juntas de Freguesia, Paróquias, Cafés, Restaurantes, Praças de Táxi, Escolas, Associações, etc.”
Fonte: CMMB

Sem comentários: