segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

«Notícia» - Escola Profissional dá formação em “Podas de vinha”

Trinta vagas, trinta inscritos e trinta participantes. O curso de formação em “Podas de vinha” teve adesão plena. Foi promovido há pouco mais de 15 dias (21 de Janeiro), pela Escola Profissional de Moimenta da Beira, que já prepara outros. “Este foi o primeiro de muitos outros cursos de formação que aí vêm”, revela a escola.

A formação sobre como podar vinhas foi organizada pelo formador João Salgueiro, no âmbito do plano de atividades do curso Técnico de Produção Agropecuária, e dinamizada por Rosa Guilherme, licenciada em Engenharia Agropecuária, mestre em Ecologia, doutoranda no programa doutoral de Tecnologias Agroindustriais, especialista na área da produção agrícola e animal, técnica superior da Escola Superior Agrária de Coimbra e coautora de livros. A investigadora faz parte dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Horticultura.

O curso foi teórico e prático e abordou conteúdos sobre a videira (ciclo vegetativo, hábitos de frutificação da videira); a poda (tipos de poda, sistema de poda); a realização dos cortes; os cuidados a observar; ferramentas de poda e a prática de poda.

O almoço dos 30 formandos foi confecionado e servido pelos alunos e formadores dos cursos Técnicos de Restauração e Empregados de Restaurante/Bar. O Centro Agrícola de Moimenta da Beira colaborou como entidade parceira da ação.

Sem comentários: