segunda-feira, 25 de junho de 2018

«Notícia» - Autarcas pedem ao Governo para não se esquecer do IC26

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que integra oito municípios do norte do distrito de Viseu (Lamego, Armamar, Tabuaço, S. João da Pesqueira, Penedono, Sernancelhe, Moimenta da Beira e Tarouca), voltam a insistir com o Governo para a reabilitação da linha ferroviária do Douro e a construção da estrada do Itinerário Complementar (IC) 26, que ligaria Lamego a Trancoso.
Sobre esta última via, o presidente da CIM, Carlos Santiago, defende que é uma “bandeira extremamente importante” para o desenvolvimento do território. O também autarca de Sernancelhe considera ainda que o IC26 representaria “um modelo que podia trazer uma dinâmica muito forte, trazendo investimento na indústria e na agricultura que se tem feito na região”.
O IC26 já foi reivindicado numa petição lançada em março deste ano por um grupo de residentes e naturais do norte do distrito. A nova estrada iria atravessar os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tarouca e é defendida há muitos anos pelas populações locais.
Linha do Norte sem fundos europeus garantidos
Já sobre a requalificação da Linha do Norte, o projeto ainda não tem assegurado o financiamento comunitário. Por isso, sublinha Carlos Santiago, os autarcas reiteraram ao executivo a “importância” das obras para a região.

“Recebemos um mail que informava que ainda estava em análise a inclusão da linha do Douro na estratégia dos próximos fundos comunitários do Portugal 2030 e, com isto, nós reiteramos ao senhor ministro [do Planeamento e das Infraestruturas] a importância que esta requalificação teria para este território e que seria fantástico, no sentido de desenvolvermos não só o transporte de pessoas mas também a possibilidade do transporte de mercadorias”, sublinha.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: