quarta-feira, 29 de agosto de 2018

«Expodemo ’18» - Concerto de Jorge Palma com o convidado especial João Pedro Pais

Não é a primeira vez que se juntam em palco. Concertos com os dois (um convidando o outro) já aconteceram no Rock in Rio e nos coliseus de Lisboa e Porto, sempre com grande sucesso. Mas em Moimenta da Beira, na primeira noite da Expodemo, 14 de setembro, quando Jorge Palma subir ao palco principal do certame, a partir das 22h30, e convidar João Pedro Pais, será uma estreia na região, um dueto especialíssimo cheio de sentidos e sentimentos. O momento musical, imperdível, vai substituir o concerto de Carlos do Carmo, anulado por razões de saúde do fadista. A entrada é livre.
Jorge Palma dispensa apresentações. Com mais de 40 anos de carreira é um nome incontornável do panorama musical português. A sua obra contém canções amplamente transversais com temas como “Frágil”, “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”, que se tornaram hinos intemporais.
Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, o percurso de vida de Jorge Palma observa-se sempre a par da música. Tendo começado a aprender piano com seis anos de idade, mais tarde, correu a Europa de guitarra em punho tocando nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga. Terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e editou vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro, tendo atingindo a marca da dupla platina com “Voo Nocturno”. Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. O seu álbum “Com Todo o Respeito” foi ainda galardoado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prémio Pedro Osório.
O período mais recente da vida de Jorge Palma é marcado por um momento de grande atividade no qual se destacam projetos como “Juntos” em que partilha o palco com Sérgio Godinho, João Pedro Pais, Paulo Gonzo e ainda a celebração de discos históricos como “Bairro do Amor” e “Só”, tendo este último resultado na edição de “SÓ ao vivo” em 2017.
Desde os anos 70 que esgota salas um pouco por todo o país, desde as mais emblemáticas, até aos palcos mais intimistas, tendo também passado por festivais como o Meo Sudoeste, Super Bock Super Rock, Rock in Rio, Bons Sons, EDP Cool Jazz, entre outros.
João Pedro Pais é hoje um dos grandes fenómenos da música portuguesa dos últimos tempos. Poucos artistas a solo podem dizer que tiveram tanto impacto na sociedade logo no primeiro álbum. O cantor, criado na Casa Pia de Lisboa, tornou-se conhecido ao participar no programa Chuva de Estrelas, na SIC, onde obteve o segundo lugar interpretando a canção "Ao Passar Um Navio", dos Delfins, e nunca pensou chegar tão longe.
Começou a sua carreira em 1997 com o álbum "Segredos", em 1999, gravou "Outra Vez" e atingiu o disco de platina. "Falar Por Sinais", dois anos mais tarde, atingiu quase a Dupla Platina (70 mil unidades vendidas). Em 2004, o quarto álbum de João Pedro Pais, "Tudo Bem", foi mais um sucesso de vendas e confirmou-o definitivamente como um dos mais bem sucedidos novos músicos portugueses.
Já venceu dois Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Interprete individual e de Melhor Canção e fez a 1ª parte da digressão ibérica de Bryan Adams, com concertos em Barcelona, Madrid, Lisboa, Porto e Guimarães.
Em junho de 2004 atua na primeira edição do Rock In Rio – Lisboa. Em 2006 grava, em conjunto com Mafalda Veiga, o álbum Lado A Lado que leva os dois músicos em digressão. Em novembro de 2008 é editado o álbum A Palma e a Mão. "Um Volto Já" foi o primeiro single. Jorge Palma participa no tema a si dedicado ("Meu Caro Jorge") e Zé Pedro colabora na canção "Palco de Feras" dedicada aos Xutos & Pontapés. Pedro Abrunhosa escreveu a letra da canção que dá título ao disco. Em 2010 grava no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o seu primeiro disco ao vivo denominado precisamente O Coliseu. O álbum "Desassossego" foi editado em 10 de dezembro de 2012. No dia 20 de Novembro de 2015, lança "Identidade", o seu 7º álbum de originais.

A Expodemo abre no dia 14 de setembro e encerra dois dias depois. É o certame de maior dimensão e mais concorrido da região. Uma feira de negócios de exaltação à maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se realizará no miolo mais urbano e mais emblemático da vila, e que se assume hoje como um importante cartaz turístico e cultural organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Fonte: CMMB

Sem comentários: