domingo, 5 de agosto de 2018

«Notícia» - Não há dias sem festa e devoção aos Santos

O mês de agosto em Moimenta da Beira tem festas e romarias quase todos os dia do mês. No concelho são 25 ao todo. A esmagadora maioria são festejos de cariz religioso, que celebram o santo padroeiro ou o santo de maior devoção. É nesta altura, e com o regresso dos emigrantes, que o povo enfeita as ruas e os largos.

As honras são feitas já este fim de semana nas localidades de Prados de Cima e de Baixo, em Cabaços, em Sanfins, Toitam, Segões e Peravelha. Seis localidades e seis santos e santas. Há a festa dedicada ao Senhor da Boa Passagem, mas também aos da Boa Fortuna. 

O povo também não esquece a Santa Bárbara ou a Senhora do Carmo. Até ao final do mês, a devoção vai ainda prestar homenagem a Santo António, a Nossa Senhora das Portas Abertas ou ao Senhor dos Aflitos. Tradições que, nesta altura do ano, são o ponto alto do convívio entre os habitantes e quem chega de fora para passar as férias. Para os emigrantes, aliás, também há uma festa unicamente a eles dedicada. Acontece a 15 de agosto em Carapito. E nada melhor que celebrar a união do que fazer parte da Festa da Amizade, um encontro de três dias (23 a 25 de agosto) na Barragem do Vilar.

Agosto é sinónimo de tradições e o folclore não fica de fora. Já este fim de semana, em Arcozelo da Torre, decorre um festival internacional; enquanto que em Alvite, há dois dias dedicados a uma feira de usos e costumes de outros tempos.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: