terça-feira, 1 de janeiro de 2019

«Notícia» - Autarcas do Distrito de Viseu esperam melhor ambiente e estradas para 2019

Os autarcas do distrito de Viseu esperam que 2019 seja um ano em que várias obras possam sair do papel depois de muitos anos em banho-maria.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, dá o exemplo da rede viária, com destaque para a requalificação do IP3, cujos planos foram anunciados em 2018 pelo Governo.
O também presidente da Câmara de Carregal do Sal diz que o projeto do novo modelo do itinerário Viseu-Coimbra “já demora tempo a mais”. Além disso, também espera que os projetos do seguimento do IC12 até Mangualde e da estrada Sátão-Castro Daire sejam finalmente concretizadas no próximo ano.
Rogério Abrantes também fala do ambiente e diz que todos os concelhos da CIM Viseu Dão Lafões têm “problemas muito grandes” com as suas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), fazendo um apelo à realização de construção de novas infraestruturas do género.
“Não há uma abertura completa para que se resolva o problema de uma vez por todas. Vai-se resolvendo aos poucos, mas o ambiente vai sofrendo e as câmaras não têm capacidade para que possam resolver a situação por si só”, finaliza.
Já do lado da CIM Douro, Carlos Santiago realça ao Jornal do Centro a necessidade da requalificação da linha ferroviária do Douro, que, por diversos motivos reconhecidos pela União Europeia, “pode não só desencravar a nossa região, que é uma das mais pobres da Europa, mas também tornar-se numa grande infraestrutura para o Norte”.
Uma questão que espera que seja resolvida no próximo quadro de fundos comunitários.
Além disso, o também presidente da Câmara de Sernancelhe ambiciona ainda melhorar a rede rodoviária do Douro, a começar pelo IC26, que junta vários concelhos do norte do distrito de Viseu como Lamego, Armamar, Tarouca e Moimenta da Beira.
A melhoria desta estrada tem sido defendida pela CIM junto do Governo, com o objetivo de ficar definida uma estratégia de médio-prazo para a sua requalificação. “É uma ambição de alguns anos. Há projeto e existem alternativas, os municípios estão disponíveis, há empresários que estão disponíveis para colaborar no projeto. Precisamos de nos sentar e estamos muito expectantes”, revela Carlos Santiago.
O autarca de Sernancelhe também pede melhorias na Estrada Nacional 322, que junta S. João da Pesqueira, Armamar e Tabuaço, e avanços no projeto de aprofundamento do rio Douro, que irá permitir a deslocação de transportes de mercadorias durante a noite e que já mereceu o louvor da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: