segunda-feira, 20 de julho de 2020

«Notícia» - Barragem do Vilar mais procurada em tempo de pandemia

No meio do mato situam-se os diversos pontos de lazer disponíveis na Barragem do Vilar, no concelho de Moimenta da Beira. Desde cafés com explanadas a atividades ao ar livre. O espaço utilizado para estender a toalha é também ele extenso.

Ao longo do seu comprimento observam-se os pescadores em locais mais reservados. Além deles, também alguns banhistas optam por estes espaços com uma área mais pequena e suficiente para uma família ou grupo de amigos. 

Pelas águas vêm-se as famosas gaivotas e canoas a circular. Os parques de estacionamento continuam cheios, mas mesmo assim, ainda existe espaço para os que chegam à última da hora. As esplanadas, que outrora se enchiam, este ano, devido à covid-19, mostram-se um pouco mais vazias por causa das normas de segurança. Mesmo assim, ainda se veem muitas pessoas. 

Ana Aguiar, sócio-gerente do café Ar d’Rio, reabriu o seu estabelecimento em meados de maio e teve de fazer várias mudanças. Aumentou a área de esplanada. O investimento em produtos de desinfeção foi feito para a segurança de todos. No entanto, muitos clientes não cumprem à risca as regras de segurança.

 “As pessoas não compreendem que a máscara é obrigatória e se eu lhes disser que é obrigatório ainda me tratam mal”, queixa-se. 

Ana Aguiar conta que devido ao reduzido número de casos do novo coronavírus no distrito de Viseu a população optou por fazer férias perto de casa e no interior do país. 

“A procura do nosso meio está a ser maior”, admite. 

Os emigrantes também já começaram a chegar e muitos ainda virão, acredita a empresária. 

Os concertos ao vivo no café este ano não podem realizar-se por causa da pandemia. Regressam para o próximo ano. Antes com um horário pela madrugada a dentro, o espaço hoje encerra pelas 23h00.

Perto deste estabelecimento fica um dos espaços mais concorridos. A zona do parque de merendas, que até tem grelhadores para os churrascos. 

Junto a esta área vimos crianças a brincarem na água. Os mais velhos vigiam-nas a partir das toalhas estendidas pelo chão.

Ali a sombra não é o problema, para Patrícia Carvalho, emigrante em França. “O que faz falta é a areia para as crianças brincarem”, aponta, elogiando a “água limpa e quente para nadar, além do espaço ser agradável”.

Num cantinho da Barragem situa-se a barraca para quem quer alugar canoas ou gaivotas. Estes equipamentos continuam em igual número em relação aos anos anteriores, apesar da pandemia. A sua higienização é feita agora com regularidade. 

Antes tinham uma capacidade para três pessoas, agora só podem ser usadas por duas. Muitos são os que não gostam destas novas regras e acabam por desistir da ideia de ir para a água. Mesmo assim, a sua procura continua a aumentar uma vez que “as pessoas não saem e preferem ficar no interior”, afirma Rui Marques, o dono do espaço. 

Continuando a viagem pela Barragem do Vilar, encontramos o segundo bar da praia fluvial. A este espaço está associado um parque de aventuras que se encontra fechado como forma de evitar a propagação do vírus.
Para os que procurarem este local pelo arborismo, o paintball, o slide e os insufláveis, terão de voltar no próximo ano. Também “as atividades realizadas em conjunto com os concelhos próximos tiveram de ser canceladas uma vez que não há férias desportivas”, adianta Roseta Alves, gerente do Crónicas da Terra.

A responsável acredita que “as pessoas chegam [ao Vilar] e esquecem-se que o vírus existe”. “E como há tanto ar puro acabam por se sentir bem”, defende.  

Para os que gostam de acampar, é possível fazê-lo na Barragem do Vilar. Rui Silva, funcionário do parque de campismo, garante que as recomendações estão a ser cumpridas e além destas outras foram implementadas. 

“Não podem andar descalços, disponibilizamos desinfetante para quem quiser desinfetar as mesas e cadeiras onde se vão sentar, mesmo que já o tenhamos feito antes. A piscina, que antes tinha uma lotação de 70 pessoas, agora só permitimos 30”, refere. 

Na albufeira conversámos também com dois pescadores. Enquanto olhavam para as canas da pesca, bebiam um copo de vinho acompanhado de uma sandes. José Andrade pesca há 65 anos por diversão e já viu dias melhores. 

“Há muita gente que vem para aqui nadar e afasta os peixes”, queixa-se enquanto observa a cana. Ao que parece, a sorte estava do seu lado e o peixe finalmente mordeu a isca. “Já valeu a pena”, diz para o colega. 

A Barragem do Vilar é conhecida pelos seus diversos pontos de lazer. Devido à covid-19, as pessoas que por ali trabalham, acreditam que este ano mais gente poderá procurar o espaço.  
Fonte: jornaldocentro.pt

Sem comentários: