quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Recursos naturais de Moimenta da Beira

O projecto de catalogação do recurso natural vegetal (plantas vasculares) do Concelho de Moimenta da Beira surge como um instrumento de trabalho básico, não só para conhecer a diversidade do recurso natural existente nesta área do país, como também para poder proceder a sistemas de gestão ambientais mais adequados. A estreira colaboração entre o Concelho de Moimenta da Beira e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro permitiu desenvolver este projecto, inspirado nos Objectivos do Milénio e, portanto, como instrumento fundamental para políticas de desenvolvimento sustentável na área abrangida pelo Concelho.
Portugal assumiu o compromisso de criar políticas económicas no âmbito do desenvolvimento sustentável, através da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS), de acordo com quatro grandes domínios estratégicos: a preservação do território como um bem; o melhoramento da qualidade do ambiente; o desenvolvimento das actividades económicas no sentido de obter uma produção e consumo sustentáveis; a formação de uma sociedade solidária e do conhecimento. Com estes objectivos foram propostas 12 Grandes Linhas de Orientação, entre as quais destacam: promover uma utilização mais eficiente dos recursos naturais; proteger e valorizar o património natural e paisagístico e a biodiversidade; promover a integração do ambiente nas políticas sectoriais; dissociar o crescimento económico da utilização dos recursos e dos impactes ambientais. Um projecto como o aqui apresentado permite criar as bases para a elaboração de políticas económicas sustentáveis, especialmente numa área industrial e economicamente deprimida como a abrangida pelo concelho de Moimenta da Beira. - Fonte JBUTAD - Colaboradora RCMG





3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente no concelho de Moimenta é visível a diversidade de fauna e flora que habitam nestes montes e vales. Como é bom podermos respirar ar puro e disfrutar das excelentes paisagens que o concelho ostenta, é sem dúvida um pequeno paraíso aqui no cantinho do mundo longe da grande azáfama da cidade,longe daquele trânsito caótico e do fumo incessante que paira no ar. É um privilégio poder morar num concelho com tão vasto património ambiental,onde o verde é a cor que predomina ainda que por vezes a mão humana teime em fazer das suas.

Anónimo disse...

Tem k se dar os parabéns aos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS de Moimenta da Beira, que têm feito um trabalho magnifico na protecção das nossas florestas...Obrigado aos B.V.

abraços,
joaopmd

Anónimo disse...

Sim realmente os bombeiros estão de parabéns. Há por aí algum que me possa dizer quantos incêndios houve no ano passado? Abraço