domingo, 10 de fevereiro de 2008

A saber... Novas Oportunidades superam expectativas em Viseu

O programa Novas Oportunidades, lançado pelo Governo em Fevereiro de 2004 tem vindo aumentar o número de centro no distrito de Viseu. Em 2005, existiam apenas três organismos de validação de competências, nesta altura encontram-se a funcionar sete. Ao todo já foram certificadas mais de três mil pessoas, encontrando-se em fase de inscrição ou de frequência do curso perto de 7000 formandos adultos.Todos os responsáveis pelos CNO’s são unânimes em afirmar que a participação ultrapassou os objectivos traçados. Para a coordenadora pedagógica do CNO’s da Escola Secundária de Moimenta da Beira, Alzira Gomes “é um sinal de que as pessoas querem atingir” novos patamares e “precisam desta formação para procurar emprego”.O presidente da Escola Felismina Alcântara, em Mangualde reconhece que “é uma oportunidade de as pessoas verem agora reconhecidas” as suas habilitações.
Os níveis de qualificação dos jovens e adultos portugueses, baixos à escala internacional e o número médio de anos de escolarização da população adulta abaixo dos 12 anos dos países da OCDE é considerada uma parte do problema do país, que necessita de uma melhoria rápida da qualificação da população activa. Nesse sentido o Governo está a dinamizar a iniciativa Novas Oportunidades. Dirige-se a dois públicos com necessidades e especificidades distintas: os jovens que abandonaram, ou estão em risco de abandonar, o sistema sem completar nove ou 12 anos de escolaridade; e os adultos activos com baixas qualificações.De acordo com o primeiro balanço do Governo, sobre a iniciativa Novas Oportunidades na vertente adultos registaram-se mais de 250 mil inscrições, das quais 91.840 no primeiro trimestre de 2007. Destes 250 mil adultos que aderiram à iniciativa, 176.176 inscreveram-se para concluírem a sua qualificação ao nível do ensino básico, enquanto 74 598 o fizeram para terminarem a qualificação de nível secundário.Para o aumento significativo da taxa de adesão a esta iniciativa, que tem como objectivo qualificar um milhão de activos até 2010, contribuiu, o alargamento da rede de Centros Novas Oportunidades. De acordo com os dados fornecidos pela Agência Nacional para a Qualificação, e divulgados pelos ministérios do Trabalho e da Educação, estão actualmente em funcionamento 268 CNO’s, em todo o país, mais 170 do que no início de 2006.
A maior parte dos adultos que se inscreve nos Centros Novas Oportunidades encontra-se empregado: 62 por cento no caso do básico e 75 por cento no caso do secundário.
Fonte: jornal do Centro

Qual a vossa opinião em relação ao programa "novas oportunidades"?Comentem...

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que este programa é excelente para formar todos aqueles que deixaram de estudar por algum motivo,mas sobretudo para os mais "velhos".Pois é necessário apostar na qualificação para fazer face às exigências da economia global, nomeadamente a nível de emprego e de salário.É de louvar a escola secundária de Moimenta ter abraçado este projecto,pois é uma mais valia para os moimentenses.

João PM Dias disse...

Boas,

Concordo plenamente!
é uma forma de incentivar os mais velhos e de lhes dar mais "auto-estima"...

abraço,
joaopmd

Anónimo disse...

GANDA TRETA, É COMO O BOLONHA,,,,,
DAQUI A NADA VTODA A GENTE TEM O 12º. ANO SEM SEQUER SABER ESCREVER E LER

Anónimo disse...

Resposta a anónimo:
A única coisa que tenho a dizer é que és mesmo ignorante.... Um verdadeiro matarruano... Vê-se mesmo que estás completamente a leste tanto do processo de Bolonha como da fantástica iniciativa Novas Oportunidades. E podes ter a certeza que eu sei do que falo: tenho imenso orgulho em trabalhar neste projecto (não em Moimenta da Beira, mas im em Coimbra) e, caso não saibas, existe uma "coisinha" chamada referencial de competências-chave que define os critérios para uma pessoa ser certificada e olha que são bem exigentes. Mais uma vez digo: não fales do que não sabes. E mais não digo, porque não adianta falar com pessoas de "pouca visão", como tu (para não te chamar outra coisa).

MNR disse...

Novas Oportunidades, Não| Novos oportunistas,Sim! Os que deixaram de estudar por um motivo justo não se metem nesta treta. Procuram uma Escola que lhe proporcione uma aprendizagem séria e honesta.Deus queira que daqui a algum tempo os diplomas dos "novos oportunistas" não comecem a cheirar a presunto ou a cabrito