terça-feira, 22 de abril de 2008

Um exemplo a seguir...

Durvia, Construções e Obras públicas, Lda
Um exemplo a seguir
Em apenas quatro anos a Durvia tornou-se numa das maiores empresas a actuar no concelho de Moimenta da Beira. Está vocacionada para a construção civil e obras públicas e tem como principal objectivo combater o desemprego no concelho. A qualidade dos serviços prestados e o respeito pelos colaboradores são os principais pilares em que assenta a filosofia da empresa.

A crescer em contra ciclo
Em apenas quatro anos a Durvia tornou-se numa das maiores empresas do concelho, quer em termos de facturação, quer enquanto entidade empregadora. Tornar a empresa numa PME de referência é o objectivo dos administradores. “Os nossos objectivos, em termos de facturação, têm vindo a ser cumpridos todos os anos. Temos crescido cerca de 150 a 200 por cento ao ano, o que é bastante positivo, sobretudo se tivermos em conta a situação deste sector no país. Sentimos a crise e a conjuntura da nossa economia, mas temos conseguido ultrapassar esse problema, o que é fantástico”, confessa.
O sucesso alcançado deve-se, de acordo com os nossos entrevistados, a muito rigor, muito sacrifício e muita força de vontade de toda a equipa. “Temos de dar sempre o nosso melhor, até porque nunca nos podemos esquecer que cerca de 78 famílias dependem, directa e indirectamente, de nós. Isso é de uma responsabilidade extrema e não os queremos desiludir, da mesma forma que eles não nos desiludem a nós”, realçam. Depois de terem sido bem recebidos e de serem acarinhados por algumas autarquias do distrito, Elisabete e José Azevedo sentem-se na obrigação de ajudar a população local. Como tal, estabeleceram que, até ao ano de 2010, cerca de 90 por cento da força de trabalho da região fossem residentes de Moimenta da Beira ou dos concelhos limítrofes. “Enquanto empresários, sentimos que devemos ajudar a população local. Até hoje sempre contamos com o apoio de algumas autarquias, Sernancelhe é um bom exemplo disso e, como tal, também queremos dar o nosso contributo para ajudar ao desenvolvimento desta região do país”.
Actualmente, mais de metade dos colaboradores da empresa já são da região e só não são mais, por não existir mão-de-obra qualificada para esta actividade. “Não existem muitas pessoas qualificadas para trabalhar a pedra, que é a matéria-prima que está na base do nosso trabalho. Apesar desta ser uma região onde a pedra abunda, não conseguimos encontrar pessoas com formação para a trabalhar, daí importarmos mão-de-obra de outros locais mais distantes. O nosso objectivo é contrariar esta tendência, não só para podermos ajudar a população local, mas também porque diminuiríamos consideravelmente os nossos custos, pois temos de pagar as refeições, o aluguer das casas e todas as despesas inerentes à casa, assim como os transportes”.
A solução encontrada pelos responsáveis da empresa para solucionar este problema, assenta numa forte aposta em formação. Esta aposta será consolidada ainda este ano. “Antes de apostarmos na formação é necessário desenvolvermos um trabalho de mudança de mentalidades, porque as pessoas ainda estão bastante ligadas à agricultura e não estão muito vocacionadas para outras áreas. No entanto, consideramos que com muito empenho vamos conseguir atingir a meta estabelecida para 2010”, afirmam, acrescentando que, “dada a realidade da região, por vezes, temos de lidar com pessoas com alguns problemas sociais graves, as quais tentamos ajudar, dentro das nossas possibilidades. Tentamos sempre saber a realidade de cada pessoa que contratamos, para podermos lidar com ela da melhor forma possível, para que ela também se sinta motivada e contribuir para os objectivos da empresa”. O respeito pelos colaboradores nunca é descurado na Durvia e é com bastante orgulho que o responsável pela empresa salienta que todos os funcionários da empresa são efectivos. Depois de dois meses de trabalho à experiência, todos os colaboradores são integrados na empresa, “não queremos que as pessoas sintam que estão numa situação de instabilidade. Pelo contrário, queremos que se sintam satisfeitos por trabalharem nesta empresa e que se sintam motivados a desenvolver um bom trabalho. Por isso mesmo, fazemos os possíveis por oferecer as melhores condições e nunca atrasar os pagamentos, nunca falhamos nesse aspecto”, assegura.
De entre as várias obras já realizadas pela empresa, merecem especial destaque a estrada nacional 266 que liga Lamego à Ponte do Abade, a requalificação no concelho de Viseu, ao abrigo do programa Polis, duas obras de referência na Vila da Rua, assim como uma intervenção na zona da Lapa, em Sernancelhe. Fonte: onortedesportivo.com

5 comentários:

Hugo Santos disse...

Uma duvida, neste momento será que trabalha muita gente do concelho ou arredores???

Tinha a ideia que era quase tudo de longe...

João PM Dias disse...

Pois...realmente não sei se trabalham muitas pessoas do nosso concelho, mas se esse for o objectivo e tendencia, será muito bom para todos nós!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

se são de cá ou de fora isso não importa, realmente é de louvar o investimento feito por esta gente nas nossas terras, estamos a falar em milhares e milhares de euros, era preciso era que viessem mais destes empresarios para moimenta da beira
um abraço

João PM Dias disse...

exactamente!

abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

Só era uma curiosidade...claro que o que importa é terem apostado em Moimenta e estar a resultar. É bom haver iniciativas como a desta firma.

Abraço Rico, continua a comentar...