sexta-feira, 16 de maio de 2008

Crónica - Passeios Perigosos - "Este passeio não é para cegos!!"

Já não é a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira, que eu próprio tento caminhar pelos passeios de algumas das principais ruas da Vila de Moimenta da Beira e encontro demasiados obstáculos.
Desta vez penso que é hora de se fazer uma "poda" geral pelas árvores da vila, pois os ramos em excesso, incomodam mesmo!
Tudo bem que até pode ajudar a combater algumas gorduras, pois obriga a fazer desvios ou a baixar a zona lombar, mas penso que é um exagero!
Não é só uma pessoa a queixar-se... são várias!!
Por vezes até se torna perigoso, pois ao olharmos para trás, ficamos sujeitos a mandar uma valente cabeçada nos ramos que se encontram demasiado baixos, ou até quando somos obrigados a passar pela própria estrada e ficamos "frente-a-frente" com os carros que circulam em excesso de velocidade dentro da vila!
Penso que é hora de melhorar esta situação quer através da realização de cursos de "poda" aos funcionarios da câmara, quer pela reordenação das árvores, quer (em situações extremas) em caso de passeios com 1,5 metros de largura pela sua eliminação total!

Árvores sim!!!! Mas com altura para se poder caminhar sem problemas!

Comentem...

14 comentários:

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago!!
Apoiado

Anónimo disse...

Boa noite!

Este post tem toda a razão de existir!
Apesar de ter uma estatura normal, também me sinto bastante incomodado quando circulo nos passeios que padecem dessa condição. Especialmente, na zona do meu bairro, além de a largura dos passeios não permitir a circulação simultânea lado-a-lado de dois peões de estatura normal (excepto se forem bastante íntimos e se abracem), o facto de as árvores terem as condições já relatadas transforma um espaço que devia ser seguro num espaço perigoso. E, com bom hábito das caminhadas que os moimentenses têm, muito me admira que ainda não tenha acontecido algum acidente. É que, mesmo que não se queira, muitas vezes somos obrigados a passar para a estrada!
Fico a torcer para que se tomem medidas cedo antes que um acidente aconteça.

Cumprimentos,

Sérgio Matos Dias

Anónimo disse...

Esta crónica é pertinente.
Não são apenas os cegos que são prejudicados com este tipo de passeios.Não percebo nada de Engenharia, mas não compreendo pq é que alguns passeios são demasiado estreitos e, ainda por cima, colocam lá tudo o que é poste de telefone e elect..
Outra situação frequente, é a irregularidade dos passeios,em paralelo de granito rogoso, que dificulta o caminhar, pp dos idosos e dos deficientes(pp cadeira de rodas)!

Será possivel solucionar ou minimizar estas situações?

Abraço

JC

Anónimo disse...

P.S. Bela analogia do título do post ao nome do filme "Este país não é para velhos". Vem bastante a propósito! (Por acaso, está em exibição no auditório municipal.)

Sérgio Matos Dias

Anónimo disse...

Tb concordo com o Sérgio.

Abraço

JC

Anónimo disse...

Boa noite, novamente!

Ao pensar em soluções para este problema, ocorreu-me, embora não seja uma solução, o seguinte: nos futuros loteamentos e urbanizações, que tal não ceder a interesses particulares e aplicar a regras que determinam as medidas mínimas para passeios destinados à circulação de peões? Talvez assim se evite chegar ao ponto que já existe em vários locais. Mas, efectivamente, isto não é uma soluçao para o problema.

Cumprimentos,

Sérgio Matos Dias

Anónimo disse...

eu nao arrisco abraçar-me a alguém! ainda sou acusado de atentado ao pudor!

Anónimo disse...

O problema é que nunca vemos os presidentes a caminhar pelos passeios.

Hugo Santos disse...

Grande Tema,
Grande Post,
Grande Foto,
Grande Texto.

Parabéns João Paulo. looool

Assino por baixo tudo o que aqui foi dito até agora.

Abraço

Anónimo disse...

No Placard da JF no Arrabalde está uma informação mt interessante, diz:

"Todas as quintas -feiras do mês de Junho, a partir das 14.30h haverá vacinas anti-rábicas" na zona indústrial!

Anónimo disse...

Peço desculpa mas este coments era para o "tema livre"!

Abraço

Moimentense de Gema disse...

Este é um tema importante e de grande pertinência...
Espero que as autoridades competentes tomem uma atitude que vise resolver ou minimizar este problema.
Sou a favor da criação de um passeio pedonal em Moimenta para as pessoas (e são bastantes) que caminham à noite na nossa vila o façam de forma mais segura...

Cumprimentos
JP

Anónimo disse...

Espaço verde com qualidade.
Circuito de manuntenção?
Mesas para piqueniques?
Vias para caminhadas?

Anónimo disse...

Para quando?