sexta-feira, 27 de junho de 2008

Bispo de Lamego recebe chave de ouro de Moimenta da Beira

No ano em que celebra as bodas de ouro sacerdotais, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira atribuiu a chave de ouro do município a D. Jacinto Botelho, bispo de Lamego.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o prelado de Lamego referiu que se sentiu “muito penhorado com a prova de dedicação dos meus contemporâneos”.
A cerimónia da entrega honorífica realizou-se no passado dia 24 deste mês, mas “tenho a perfeita consciência que não foi por ter feito algo de notável”. Na qualidade de pastor daqueles cristãos, D. Jacinto Botelho sublinha que “é uma prova de amizade e uma exigência de fidelidade”.
Nascido em Prados de Cima, Moimenta da Beira, a 11 de Setembro de 1935, o bispo de Lamego salienta “que não fez nada de extraordinário”. “Sou servidor da Igreja que é composta por homens e mulheres que vivem numa sociedade concreta”. Ordenado presbítero a 15 de Agosto de 1958, D. Jacinto Botelho exerceu vários cargos pastorais nesta diocese antes de ser nomeado bispo auxiliar de Braga.
Como a sociedade civil “aprecia o serviço”, o bispo de Lamego realça que o prémio “é uma oportunidade de exigência”. Ao olhar para os tempos passados na infância, D. Jacinto Botelho acentua que os “meus contemporâneos ainda me recordam dos tempos de criança, jovem e adolescente”.
D. Jacinto Botelho foi ordenado bispo a 20 de Janeiro de 1996, na Sé de Lamego, e passados quatro anos, voltou à sua terra natal para bispo titular daquele território eclesial. Celebra este ano, a 15 de Agosto, as bodas de ouro sacerdotais. (fonte: agencia.ecclisia)

Sem comentários: